Páginas

sábado, 4 de janeiro de 2014

Movimento Mulheres em Luta realiza Ato em solidariedade à luta das mulheres indianas

No dia 3 de Janeiro, o Movimento Mulheres em Luta, junto com a CSP Conlutas, Quilombo Raça e Classe, Setorial LGBT e ANEL fizeram um Ato de entrega de uma Carta ao Consulado indiano, exigindo do governo do país qie tome medidas para enfrentar a violência contra a mulher.

No último dia 31 de dezembro, uma jovem de 16 anos morreu, após ter sido queimada viva por dois suspeitos de terem-na estuprado por duas vezes. A retaliação contra a jovem ocorreu porque ela denunciou o caso à polícia.

Os estupros coletivos tem sido parte da realidade do país e também motivo de grandes mobilizações de mulheres. No final de 2012, um estupro coletivo dentro de um ônibus também culminou com a morte de uma jovem de 23 anos. Nessa ocasião, muitas mulheres foram para as ruas para manifestarem-se contra a impunidade que toma conta desses crimes e para dizer que não vão mais aceitar esse tipo de crime.

O MML recebeu uma ativista indiana em seu Encontro Naciona, que relatou o que ocorre no país em relação à violência contra as mulheres e falou da experiência das mobilizações. Soma Marik também relatou a luta LGBT, que batalha contra o artigo do Código Penal do país que trata a homossexualidade como "coisa anti-natural". Esse tema também estava presente na Carta entregue ao Consulado indiano.

Essa ação feita pelo MML e demais entidades é expressão de nossa solidariedade internacionalista, feminista e classista. Infelizmente, não falamos da autoridade de um país aonde a violência contra a mulher não ocorra. O Brasil é o sétimo país do mundo no ranking da violência contra a mulher e a Índia é o quinto. Portanto, a luta das mulheres trabalhadoras se identifica com a luta das mulheres indianas, motivo também pelo qual fomos ao Consulado para expressar nossa solidariedade à luta.

No dia3, ocorreu uma manifestação em Madhyamgram, cidade aonde ocorreu o estupro e morte da jovem de 16 anos, concomitante a esta ação, realizara-se ações em diversos Consulados da Índia pelo mundo.

Chega de violência contra as mulheres e LGBT's!
Todo apoio à luta das mulheres indianas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário