Umas das maiores ocupações urbanas do país, o Pinheirinho, em São José dos Campos, está ameaçada de sofrer a desocupação por parte da polícia, ordenada pela Prefeitura da cidade.
A Ocupação do Pinheirinho existe há 7 anos e é resultado da ausência de uma política habitacional para a região. Por não possuírem local para morar, as famílias tomaram um terreno que estava inativado, sem nenhum uso há muitos anos, e passaram a viver lá e organizaram um verdadeiro bairro popular.
O dono do terreno é o velho conhecido das páginas criminais Naji Nahas, que dentre outras denúncias, fazia empréstimos ilegais para aplicar na Bolsa de Valores e enriquecer.
O Movimento Mulheres em Luta da CSP Conlutas é potencializado pelas mulheres trabalhadoras que moram no Pinheirinho e estão sempre presentes nos atos, manifestações e seminários, como o recente Seminário de Creches organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José e pelo MML, e que contou com a presença de mulheres trabalhadoras da região que, naquela ocasião já falavam da ameaça de desocupação.
Em momentos de conflito, os ricos e poderosos, como Naji Nahas e a Prefeitura do PSDB da cidade, não param de se apoiar nas leis para justificar as possíveis ações truculentas. O problema é que esses senhores não levam em consideração um preceito constitucional muito caro ao povo brasileiro e que há muitos anos não vem sendo atendido, que é o direito à moradia, um direito básico para uma vida digna.
O Movimento Mulheres em Luta da CSP Conlutas soma a esta resistência e convoca a todos e todas a apoiarem os trabalhadores e trabalhadoras do Pinheirinho nesta batalha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário