Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2016

Estamos com uma a menos! Basta de violência contra as mulheres!

Nota do MML-DF

Louise Ribeiro, estudante de Ciências Biológicas, foi vitimada pela violência machista no dia 10/03, na UnB, em plena Semana da Mulher.
A cultura machista fez mais uma vítima, pois o machismo de todos os dias violenta e mata milhares de mulheres em todo o mundo.
A naturalização de atitudes machistas em nossa sociedade faz com que elas se tornem cotidianas e contribuam para que mulheres sofram violência física e psicológica.
Confrontar as atitudes de ódio e aversão às mulheres que se mostram em pequenas frases, piadas ou ações é fundamental para combatermos violência extrema como o estupro e o feminicídio - assassinato de mulheres por motivações machistas.
Este crime simboliza como o machismo é um problema que precisa ser combatido por toda a sociedade. Demonstra ainda o descaso da Reitoria da UnB e o silêncio do DCE acerca dos problemas de segurança no Campus, que há muito tem deixado as estudantes sujeitas a estupros e abordagens machistas de todo tipo.
O problema é agravado ano a ano pelo aumento da carência de vigilantes por falta de novos contratados e pela massiva demissão do ano passado, realizada também sob o silêncio complacente do DCE.
Exigimos a exemplar punição do assassino de Louise e nos solidarizamos com o pesar de seus pais e familiares. Ao mesmo tempo, responsabilizamos a Reitoria e o DCE pelo descaso com que tratam as demandas das mulheres na UnB. Também não podemos deixar de lembrar que a falta de serviços e equipamentos que garantam a segurança das estudantes na UnB é resultado dos cortes do orçamento da educação patrocinados pelo governo Dilma em nome do ajuste fiscal.
Vale ressaltar que, a cada 1h30 uma mulher é assassinada e a cada 12 minutos uma é estuprada. Além do corte na educação Dilma também cortou das políticas de combate a violência machista e investiu apenas 26 centavos por cada vítima de violência doméstica.
O MML reafirma a importância da luta contra o machismo e toda forma de opressão.
O machismo matou Louise!
Nenhum estupro a mais! Nenhuma estudante a menos!
Condenação e punição exemplar ao assassino de Louise!
Não nos esqueceremos das diversas mulheres que foram estupradas, agredidas e mortas dentro da UnB!
Mais investimento público no combate a violência machista!
Pela ampliação e aplicação da lei Maria da Penha!

Parte superior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário