quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Confira o Relatório da reunião da Executiva do MML


Relatório da reunião da Executiva do Movimento Mulheres em Luta
02/11/12





Pauta:

1) Ponto político - Acordo Coletivo Especial
2) 25 de novembro - atividades, Jornal Especial e Boletim Eletrônico
3) Finanças do MML
4) Informes dos estados

Ponto Político – Acordo Coletivo Especial

Encaminhamentos:
- Orientar a reprodução e divulgação do material específico produzido sobre o impacto do ACE sobre as mulheres trabalhadoras, permitindo a reprodução de formatos específicos, adequados a cada realidade de estado, cidade ou local de trabalho.
- Avançar na construção de um documento que aprofunde essa relação, como encaminhado pelo Setorial de Mulheres da CSP Conlutas.
- Relacionar esses ataques aos atrasos históricos existentes em termos de direitos das mulheres trabalhadoras
- Nesta campanha, tentar avançar em debates e lutas como o fim da diferença salarial entre homens e mulheres.
- Ressaltar a importância de o MML entrar nesse debate e nessa campanha, como forma também de se diferenciar dos movimentos de mulheres que constroem a luta de forma desconectada com as organizações da classe trabalhadora.

25 de Novembro

Encaminhamentos:
- aprovada proposta de boneco do jornal especial do MML contendo como discussão central o tema da reforma do Código Penal e os retrocessos na Lei Maria da Penha. Além desse tema, deve se desenvolver também: 20 de novembro no verso do jornal, relacionando mulheres negras e a luta contra a violência, abordando também o tema das cotas raciais. No centro, além da reforma no Código Penal, colocar o tema da do tráfico de mulheres e a campanha contra o ACE, assim como a defesa dos índios Guarani-Kaiowás.
- O Boletim Eletrônico também terá todos esses temas, adequados a um Boletim.
- A orientação sobre os atos e atividades é de que sejam construídas da forma mais unitária possível, incorporando diversos setores dos movimentos de mulheres, para engrossar a luta contra os retrocessos na Lei Maria da Penha, bem como pela sua implementação e ampliação.

Finanças

Encaminhamentos:
- Garantir um planejamento financeiro para ser enviado à CSP Conlutas o mais rápido possível
- Aproveitar as atividades do 25/11 para fazer finanças e melhorar o caixa do Movimento

Informes dos estados

Foram dados informes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e São Paulo:
- Rio de Janeiro: realizou uma plenária do MML no dia 27 de outubro, aonde definiu-se uma série de atividades em torno do 25 de novembro e também uma Executiva para tocar as atividades.
- São Paulo: está organizando uma plenária do MML pro dia 24 de novembro com o tema de violência contra as mulheres e também está articulando alguma atividade para o dia.
- Minas Gerais: está organizando atividades para o dia 25 de novembro e mantém a organização da Executiva, reunindo-se periodicamente.
- Paraná: realizou seu Encontro de Curitiba, aonde definiu atividades e também uma Executiva do MML para avançar na organização do movimento na cidade e no estado.

PRÓXIMA REUNIÃO: 26 DE JANEIRO DE 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!