domingo, 14 de julho de 2013

Após vitória do dia 11, Centrais convocam o dia 30 de agosto como novo dia de lutas e paralisações e incorporam a luta por Salário Igual para Trabalho Igual!

O dia 11 de Julho marcou a história das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil. As manifestações de Junho contra o aumento das passagens colocaram em evidência outras demandas muito importantes da classe trabalhadora brasileira, como a luta pelo aumento dos salários, pela redução da Jornada de trabalho, por mais dinheiro para Saúde e Educação, etc.

A CSP Conlutas, corretamente, fez um chamado para as demais Centrais Sindicais para realizar um grande dia nacional de lutas, greves e paralisações, com a preocupação de colocar a classe trabalhadora em cena e com isso, dar mais peso para as reivindicações que as manifestações de Junho colocaram em evidência.

Dessa forma, o dia 11 viu milhares de trabalhadores e trabalhadoras cruzarem os braços e pararem a produção no Brasil. As mulheres trabalhadoras foram protagonistas especiais, compondo as manifestações e colocando sua força a serviço da luta por direitos.

Logo após o dia 11, as Centrais se reuniram novamente e definiram um novo dia de lutas, greves e paralisações. Para a CSP Conlutas, a perspectiva é de que as lutas se fortaleçam no sentido de realizarmos uma grande greve geral, porque é a principal força que temos para impor as reivindicações dos trabalhadores.

Essa reunião incorporou outro ponto de pauta que está essencialmente ligado à luta das mulheres que é a luta por trabalho para salário igual. No ano passado, o projeto que discorria sobre esse tema foi arquivado. Um grande erro do governo porque a diferença salarial é um problema muito forte no Brasil que o acaba localizando entre um dos países mais desiguais no que diz respeito à igualdade de gênero.

A presença deste ponto na pauta unificada de reivindicações permite que mais mulheres sejam atraídas para as mobilizações e além disso, coloca uma demanda das mulheres trabalhadoras como parte central do conjunto das organizações da classe.

No dia 30 de agosto, vamos parar as fábricas, escolas, obras, demais locais de trabalho e encher as ruas de vermelho e lilás, as cores da mulher trabalhadora!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!