sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CSP Conlutas participa dos tradicionais atos do Grito dos Excluídos neste 7 de Setembro


O tema do 19º Grito dos Excluídos de 2013, tradicional dia de luta no 7 de setembro, é “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular”. Assim, nesta data, vamos novamente às ruas nos atos promovidos pelas pastorais e movimentos sociais para levantar as nossas bandeiras.

Não consideramos que tenhamos nenhuma independência a comemorar no 7 de Setembro. Para nós, da CSP-Conlutas, é uma data de luta. De lutar contra as privatizações e a entrega de nossas riquezas ao capital nacional e internacional, que se constituem num verdadeiro ataque à nossa soberania nacional. Assim, vamos às ruas com as reivindicações que já estamos levantando desde o dia 24 de abril em conjunto com outras organizações e entidades da esquerda do movimento.   

Vamos defender mais investimentos sociais em saúde, educação, transporte e moradia. Assim como levantar a bandeira contra o pagamento da dívida pública que consome mais de 47% do orçamento da União.   

Vamos denunciar ainda a vergonhosa entrega do petróleo brasileiro pelo governo Dilma para empresas privadas, visto que foi publicado essa semana o edital do leilão da área de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos. São reservas estimadas entre 8 e 12 bilhões de barris de petróleo entregue para empresários sanguessugas. A data do leilão está prevista para 21 de outubro.   

A juventude da periferia   
O tema aprovado para este Grito dos Excluídos pretende denunciar a situação principalmente dos jovens da periferia. A falta de acesso ao mercado de trabalho, de acesso à educação e à saúde e ainda a violência cotidiana a que são submetidos.   

De acordo com o Instituto Paulista de Juventude, dos desempregados no país a metade é de jovens e dos que estão empregados há uma quantidade enorme em condições precárias, principalmente no mercado informal.   

O instituto denuncia ainda que os jovens também estão excluídos da educação, principalmente nas universidades públicas e federais, apesar do governo ter criado programas de inclusão, tal como o Programa Universidade para Todos (Prouni).   

E o mais cruel de tudo isso é a questão da violência e do extermínio enfrentada pelos jovens das periferias que apontam para um genocídio da juventude negra no Brasil, com registros de 50 mil homicídios por ano e, desse total, em mais de 40% das vítimas são jovens.   

Assim, para denunciar essa situação a que são submetidos os jovens e os trabalhadores brasileiros, para denunciar a entrega das riquezas do país ao capital privado, a CSP-Conlutas estará nas ruas neste 7 de Setembro.

Fonte: cspconlutas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!