quarta-feira, 30 de abril de 2014

1º de Maio: mulheres trabalhadoras na luta contra as injustiças da Copa e por direitos!

Desde junho de 2013 o país vive uma realidade de muitas manifestações de rua, protestos nas redes sociais e mobilizações de diversos setores os quais se refletiram em importantes vitórias para a população. O ano de 2014 não tem sido diferente, com o elemento de que a classe trabalhadora entra em cena com peso a partir de fortes greves como a dos rodoviários de Porto alegre, dos operários do COMPERJ, dos garis do RJ e mais recentemente dos servidores públicos federais e da Educação.

Além disso, também protagonizamos importantes lutas contra as opressões com os rolezinhos, os atos classistas de 08 de Março, as manifestações de diversas comunidades periféricas denunciando a violência policial contra a população negra. O encontro do Espaço de Unidade de Ação, realizado em Março, reafirmou o compromisso com as lutas contra as injustiças da copa que vêm sendo sentidas por todos os trabalhadores e a população pobre do país. Essas diversas mobilizações apontaram que a luta é uma necessidade e as vitórias são possíveis de serem arrancadas.



É por isso que neste dia 1º de maio, dia internacional dos trabalhadores, queremos reproduzir essa força e essa unidade, com luta, combatividade e independência. Parte dos desafios das nossas lutas é se enfrentar com o governo do PT, um partido que vem demonstrando cada vez mais claramente que abandonou a luta dos trabalhadores e que é hoje o principal responsável pela implementação de grandes ataques sobre a classe trabalhadora e pelo enriquecimento da burguesia brasileira.

Diversas centrais sindicais, ligadas ao Governo, transformaram seus atos de 1º de maio em uma grande festa, com comemorações aliadas aos patrões, descaracterizando um dia histórico de luta e reivindicações e transformando em dias em que grandes empresas buscam lucrar muito. Neste ano, certamente utilizarão este espaço para tentar convencer os trabalhadores dos benefícios da Copa e da emoção de receber esse megaevento no país, como parte da política de defender o governo do PT.

É por isso que no 1º de maio nós, do Movimento Mulheres em Luta, reafirmamos a necessidade de luta e organização independente de homens e mulheres trabalhadores, colocando nas manifestações as lutas, campanhas e reivindicações que estão na ordem do dia. Para as mulheres trabalhadoras isso não deve ser diferente. Da mesma forma que nos esforçamos para fazer o dia internacional das mulheres, o 8 de março, como um dia de luta, queremos colocar toda nossa garra e disposição para fazer também do 1º de maio um dia de luta classista, independente dos governos e dos patrões.

Seguir a luta contra a violência às mulheres

A realidade de violência contra as mulheres é crescente e cada vez mais alarmante! Acompanhamos a naturalização dessa violência com propagandas como a do metrô de São Paulo que afirma que “trem lotado é bom xavecar mulheres”, ou a pesquisa do IPEA que apontava que uma parcela significativa da população defende que o tipo de roupa de uma mulher valida um estupro. A combinação nefasta do machismo com o racismo e a homofobia coloca as mulheres negras e as transexuais como o alvo principal da exploração sexual que se anuncia como uma das mazelas que vai se aprofundar durante a copa. E infelizmente, O governo Dilma mesmo sendo de uma mulher, não vem priorizando políticas que respondam as demandas das mulheres em situação de violência.


A lei Maria da Penha não vem sendo implementada de fato, o orçamento da pasta de políticas para mulheres só diminui, e o investimento do governo para cada mulher vítima de violência, nos últimos dez anos, foi de apenas R$0,26 centavos. Por isso, essa luta é de toda a classe trabalhadora, por que são as mulheres da nossa classe as principais vítimas dessa violência!

Na Copa vai ter luta!

Diversas manifestações já foram realizadas contra as injustiças da copa. A paixão dos brasileiros pelo futebol não os impede de ver as contradições que ocorrem com a realização desse megaevento em nosso país. Os investimentos realizados pelo governo na estrutura dos estádios, não impediram a morte de vários operários, nem o despejo de centenas de famílias dos arredores desses estabelecimentos. Como resposta aos questionamentos da população, o Governo Dilma aprovou a Lei anti-terror que criminaliza os movimentos sociais e tentar impedir sua manifestação. Por isso, neste 1º de Maio devemos reafirmar a luta contra essas injustiças e exigir a inversão de prioridades nos investimentos para saúde, educação, moradia, transporte e no combate a violência contra a mulher, dentre outros.



Participe em seu estado - Atos pelo país vão se contrapor as péssimas condições de trabalho a que os trabalhadores ainda são submetidos. Se integre em seu estado. Confira os informes que já chegaram. - See more at: http://cspconlutas.org.br/2014/04/1-de-maio-dia-de-luta-dos-trabalhadores/#sthash.sj7r5jCX.dpuf
Participe dos atos classistas no seu estado! Confira no site da CSP Conlutas os informes dos atos em todo o país: http://cspconlutas.org.br/2014/04/1-de-maio-dia-de-luta-dos-trabalhadores/
Participe em seu estado - Atos pelo país vão se contrapor as péssimas condições de trabalho a que os trabalhadores ainda são submetidos. Se integre em seu estado. Confira os informes que já chegaram. - See more at: http://cspconlutas.org.br/2014/04/1-de-maio-dia-de-luta-dos-trabalhadores/#sthash.sj7r5jCX.dpufhttp://cspconlutas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!