quinta-feira, 27 de junho de 2019

Grupo de estudos sobre sexualidade e identidade de gênero


“Na luta de classes todas as armas são boas: pedras, noites e poemas” (P. Leminsky)

Seguindo a lógica de Leminsky também consideramos fundamental tomar como arma, na luta de classes contra a lgbtofobia e a exploração, a teoria marxista.

Muitos desafios estão postos para compreender e buscar a liberdade para que os seres humanos, em especial as mulheres, possam exercer sua sexualidade e diversidade. Só uma luta coletiva pode nos garantir o pleno direito de viver nossa individualidade.

Desde as alternativas liberais ou reformistas que apontam os guetos ou representações dentro da democracia burguesa, passando pela pós-modernidade que nos desintegra até a última partícula, não nos possibilitando sequer uma identidade com os nossos pares, somos bombardeados de informações e conceitos que andam em círculo e não apontam o fim da opressão.

Não achamos possível construir esse caminho sem a unidade com a classe trabalhadora para por fim ao sistema capitalista, mas não secundarizamos as questões e demandas que existem hoje, não fechamos os olhos para as centenas de LGBTs assassinadas todos os anos e a total falta de direitos. E é no intuito de compreender todas as esferas da luta a ser travada que nos lançamos a mais um desafio.

Para aliar a pratica revolucionária a teoria revolucionária O Movimento Mulheres em Luta vai organizar um grupo de estudos sobre a opressão e exploração das mulheres por conta  da orientação sexual e identidade de gênero na perspectiva marxista, além de temas como educação sexual e legalização do aborto, visando a realização de um seminário nacional no ano de 2020(sem data definida ainda).

Esse grupo servirá para acumular os temas teóricos e preparar companheiras que facilitarão os espaços do seminário. Nesse sentido, para participar não basta apenas ter interesse pelo tema ou ser LGBT, é necessária disponibilidade para seguir o cronograma de estudos e compromisso com o compartilhamento do acúmulo em atividade futura.

Número de vagas: 15. Considerando o objetivo do grupo e o fato de que as reuniões serão via internet , trabalharemos com um número reduzido de pessoas.

Forma de funcionamento: envio de leitura no início de mês e reunião por conferência no final do mês, a cada mês uma pessoa será responsável por apresentar uma síntese do texto para debate. E ao final uma pessoa será responsável pelo relatório de cada encontro.   

Participantes: poderão participar companheiras que componham um grupo organizador local do MML e tenham disponibilidade para cumprir os compromissos de estudo

Critérios de participação: a seleção levará em consideração a representação das diversas regiões; a diversidade de categoria de trabalho; a disponibilidade para reunir via internet.

Critérios de desempate: serão considerados os seguintes critérios: 1) ser mulher LGBT, 2) intervir no movimento com a temática LGBT, 3) ser do setor operário, 4) ter disponibilidade para compartilhar o conhecimento em atividade posterior.

Critérios de desligamento do grupo: falta ou não ter feito a leitura dos textos indicados por dois encontros consecutivos ou três encontros alternados.


Como fazer a inscrição:
As interessadas devem enviar e-mail para mulheresemlutanacional@gmail.com, no período entre 01 a 10 de Julho, com as seguintes informações:

1.  Nome/ nome social
      2.  Idade
      3. É LGBT   (  )Sim   (  )Não
      4. Setor de trabalho/estudo
      5. Grupo organizador do qual faz parte
      6.     E-mail/ telefone
  
PARTICIPE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!