terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Avança a luta dos imigrantes haitianos no Brasil!

Nesse domingo dia 01 de fevereiro foi fundada em São Paulo, com o apoio da CSP-Conlutas, a União Social dos Imigrantes Haitianos - USIH. A Central Sindical e Popular Conlutas sempre prestou solidariedade ao povo haitiano, com a campanha 'Fora as Tropas brasileiras do Haiti'; enviando, inclusive, caravanas, antes e após o terremoto que devastou o país.

O Haiti é um dos países mais pobres do continente americano e as condições de vida pioraram drasticamente com o terremoto que atingiu o país em 2010. O povo haitiano sofre com a superexploração do seu trabalho, com o autoritarismo e violência da suposta ocupação "humanitária", com a falta de empregos, infraestrutura, moradia, saúde e educação. Em busca de melhores condições de vida, muitos imigram para outros países do continente.  Atualmente cerca de 45 mil haitianos imigraram para o Brasil. 

Os trabalhadores imigrantes haitianos que vêm para o Brasil passam por inúmeras dificuldades, desde a própria viagem, sendo explorados e extorquidos pelos "coiotes", até as condições desumanas nos abrigos no norte do país, a viagem até São Paulo e outros estados e por fim a procura por emprego, moradia, etc. Para as mulheres imigrantes haitianas, todo este percurso é ainda mais difícil, desde a gravidez e a procura por condições para terem seus filhos, até a maior dificuldade para conseguirem trabalho. Geralmente os homens conseguem emprego nos ramos da construção civil, por terem inclusive o porte físico comumente exigido. Já as mulheres, demoram muito mais para conseguirem trabalho e quando conseguem é subemprego, fazendo "bicos", além da dificuldade que enfrentam para conseguirem creche para seus filhos. E as mulheres haitianas estão enfrentando essas dificuldades e se organizando politicamente, participando ativamente da construção da entidade.

Por  tudo isso a fundação da USIH, que já nasce filiada à CSP-Conlutas é um importante passo na organização dos trabalhadores e trabalhadoras haitianos que vivem no Brasil e o Movimento Mulheres em Luta estará apoiando também este processo. Viva a luta do povo haitiano!

A sede da Associação será na Rua Afonso Celso, 1033 - metrô Santa Cruz. Começará a atender dia 19/02, após o carnaval.

Confira abaixo algumas imagens da assembleia de fundação da USIH:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!