segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Promessa de Dilma de construção de mais de 6000 creches está ameaçada

Durante sua campanha eleitoral, Dilma Roussef, a primeira mulher a ser eleita presidenta do Brasil, prometeu a construção de 6427 novas creches, através do Projeto PróInfância, que visa repassar recursos da União aos municípios, com o objetivo de construir mais creches em 2249 municípios.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, para atingir este objetivo, seria necessário erguer 5 novas creches por dia até 2014, o que pelo ritmo do governo se mostra muito difícil. O governo empenhou 2,3 bilhões de reais para garantia da promessa, mas apenas 383 milhões foram pagos pelo FNDE (Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação, responsável pelo PróInfância). No primeiro ano de governo Dilma, nenhuma obra foi entregue.

Em Julho de 2011, o DIEESE em conjunto com a Secretaria de Políticas para as Mulheres publicou o Anuário das Mulheres Brasileiras, que revelou que apenas 18% das crianças de 0 a 3 anos estão matriculadas em creches no país. Portanto, o déficit de creches é muito maior do que as 6427 prometidas. Segundo o Estadão, esse déficit chega a 19,7 mil.

Também em 2011, o governo apresentou o novo Plano Nacional de Educação, que reafirmava a meta do Plano anterior, de atingir a cifra de 50% de crianças matriculadas em creches, o que demandaria não apenas a garantia das mais de 6000 creches.

No início de 2011, o governo de Dilma cortou 50 bilhões de reais do orçamento da União, o que significou cortes no orçamento do Ministério da Educação e o que explica a lentidão no repasse de recursos aos municípios para a construção das creches.

As mulheres trabalhadoras são as que mais sofrem com as consequências da falta de creches, porque a carga de responsabilidade pela criação dos filhos recai principalmente sobre as mulheres. Em muitas cidades, a cifra de mulheres que chefiam suas famílias sozinhas passam de 20%, portanto, faltar creche inviabiliza o trabalho das mulheres e priva as crianças do acesso à Educação Infantil.

Essa realidade é resultado da opção polícia feita pelo governo Dilma, que em 2011 destinou 924 bilhões para os banqueiros (49% do orçamento da União) e apenas 383 milhões para a construção das creches, que não foram entregues.

É lamentável que o governo da 1º mulher presidenta do Brasil faça com que as mulheres trabalhadoras sigam passando por essa situação. É por isso que o Movimento Mulheres em Luta diz: não basta ser mulher, é preciso defender a classe trabalhadora!  

3 comentários:

  1. Pessoas adoram reclamar sem conhecer. Quem tem responsabilidade legal de construir creches são os municípios, o governo federal só pode oferecer o suporte financeiro e, talvez, técnico. Só que para liberar essas ajudas, os municípios têm que apresentar projetos, o que não acontece porque os prefeitos, vereadores e secretários são incompetentes demais para fazer um projeto! Se quer cobrar de alguém, cobre do seu prefeito e da sua câmara de vereadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como é? Então na hora de fazer a promessa eleitoral ela mentiu que assumiria a responsabilidade de construção das creches, é isto???? Este tipo de promessa é tão falsa e eleitoreira quanto candidato a vereador prometer o aumento do salário mínimo. A cobrança deve ser feita DE QUEM FEZ A PROMESSA

      Excluir
  2. "Pensante Andarilho" (porque não põe o nome? Aff..)

    A presidência tem responsabilidade direta na não-construção das creches!

    Se a lei "impede" a construção de creches pela esfera federal (aliás, mesma desculpa para não ter creches nas universidades federais), então mude a lei! Afinal das contas, Dilma ignora o sistema político brasileiro tal qual ele é? Com certeza não! Então sabe porque os prefeitos não fazem, e não farão, as creches. Sabe com quem eles são comprometidos.

    Portanto, se Dilma é mulher e está do lado das mulheres, mude a lei e construa diretamente as creches!

    PT, não terceirize o seu machismo... O combata!

    ResponderExcluir

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!