terça-feira, 4 de junho de 2013

2º Congresso da ANEL é marcado pela luta contra o machismo, racismo e homofobia

Mesa sobre opressões no 2º Congresso da ANEL
No feriado de 30 de maio a 02 de junho, o Movimento Mulheres em Luta teve o prazer de participar do 2º Congresso da ANEL. Além de ser marcado pelo encaminhamento de lutas importantes, como a “Jornada de Lutas por Assistência Estudantil”, a campanha pelo “Passe Livre Já Brasil”, o Congresso fortaleceu a luta contra o preconceito e a discriminação.

Construído no marco de lutas importantes, como a greve das Universidades Federais do ano passado que conquistou, entre outras coisas, a construção de creches universitárias em algumas universidades; como a luta pelas cotas raciais; e a luta pelo “Fora Feliciano”, o Congresso foi um ponto de encontro dessas mobilizações. Somado a isso, o pequeno histórico da ANEL vem cacifando a entidade como uma organizadora do combate às opressões.

Por isso, a ANEL aglutina os grupos oprimidos da sociedade. Muitas mulheres, negros e LGBT’s estavam presentes no Congresso e animaram o Congresso o tempo todo, com palavras de ordem e canções que expressam o repúdio e a indignação a toda forma de preconceito. Mas a responsabilidade assumida pela ANEL nesse debate e nessa luta também permite que todos os estudantes, mulheres e homens, negros e brancos, LGBT’s e heterossexuais, se unam em torno da luta pela Educação e em torno da luta pelos direitos dos setores oprimidos da sociedade.

Um elementos fundamental da identificação da ANEL com essas lutas é o fato de abordá-las em um marco classista. Para ANEL, organizar as mulheres trabalhadoras e estudantes passa por se enfrentar também com governos e movimentos de mulheres que propagam a ideia de que na luta das mulheres não há diferenciação de classe.

Oficina sobre a violência contra as mulheres
O Movimento Mulheres em Luta participou de uma oficina sobre a violência contra as mulheres e da mesa geral sobre a luta contra as opressões. Tivemos o prazer de estar com Lola, do Blog “Escreva, Lola, Escreva”, que se tornou referência para aquelas meninas e mulheres que não aguentam mais a violência e ódio machista, expresso em dados tristes da realidade e também nas piadas e brincadeiras de péssimo gosto de alguns programas de humor, assim como nos trotes machistas que ocorrem nas universidades.

O Congresso encaminhou uma campanha contra os trotes machistas e também a luta por creches universitárias, com o objetivo de expressá-la em uma cartilha de mulheres da ANEL. O Convite para a participação dos estudantes no 1º Encontro Nacional do MML foi feito e foi encaminhado como tarefa da entidade.

A depender a animação das mulheres jovens, o 1º Encontro do MML também promete ser uma marca no combate ao machismo e na construção e fortalecimento de um movimento de mulheres classista e feminista.

Confira a matéria do blog da Lola sobre o Congresso da ANEL:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!