domingo, 11 de agosto de 2013

Seminário de Cipeiros da Construção Civil de Belém ajuda a avançar na organização das mulheres da categoria

Gizelle Freitas (Executiva do MML Pará)

No dia 10 de agosto, foi realizado na sede campestre do sindicato da construção civil de Belém, o VII Seminário de Cipeir@s da categoria. Um passo importante para a construção da campanha salarial e para organização da base da categoria.

Cerca 16 operárias cipeiras ou não estavam presentes contribuindo com o debate, socializando suas experiências no que concerne o assédio moral e sexual que inclusive sofrem, especialmente, quando são cipeiras.

Após o almoço por iniciativa da Secretaria de Mulheres do Sindicato da Construção Civil, foi realizada uma reunião do Movimento Mulheres em Luta com as operárias, para reforçar a importância da organização destas, na luta contra o machismo e a exploração, e que a participação delas ajudando a construir a Secretaria de Mulheres do Sindicato também é fundamental. 

Foi colocado pela companheira Gizelle Freitas (Executiva do MML no Estado do Pará), que apesar da crescente onda de machismo que há no país, também é significativo a disposição de luta que as mulheres trabalhadoras e da juventude vem mostrando, isso se refletiu, mais recentemente, nas jornadas de junho, no dia nacional de paralisação (dia 11 de julho), onde em muitas cidades as mulheres era a maioria nas manifestações. 

Agora está colocada outra tarefa, a construção do dia 30 de agosto, que deve superar quantitativa e qualitativamente o dia 11 de junho, e a presença das operárias no dia 30 é fundamental para lutar também por “trabalho igual, salário igual”, uma das reivindicações desse dia, e para mostrar que lugar de mulher é na luta ao lado dos homens trabalhadores e da juventude.

Em seguida, foi colocado sobre o encontro nacional do MML, que acontecerá nos dias 05 e 06 de outubro, em Minas Gerais. Foi informado que a diretoria do sindicato aprovou a ida de 15 operárias ao encontro. Que esse momento será um marco na organização feminista, e que a força e a experiência das operárias de Belém será necessário para armar melhor a luta contra o machismo, que também é crescente nos canteiros de obra. Imediatamente, as operárias demonstraram disposição a ir ao encontro. 

Por fim, todas foram convidadas a participar de uma discussão sobre o câncer do cólo uterino, no dia 28 de agosto, promovido pela secretaria de mulheres do sindicato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!