segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Abertura do 1º Encontro Nacional do MML emociona e mostra força de feminismo classista

Emocionante! Essa foi a definição feita pelas centenas de mulheres vindas de diversos estados do país sobre o 1º Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta (MML) que teve sua abertura nesta sexta-feira (4), em Belo Horizonte (MG). O plenário, literalmente, ficou pequeno para tantas mulheres em luta que mostraram a força que tem o feminismo classista.

A participação de trabalhadoras de ao menos oito países confirmou o caráter também internacionalista do MML. Mulheres atuantes no movimento popular, urbano, do campo e de luta contra as opressões mostraram a diversidade do que representa o movimento e as várias frentes em que atua.

Essas trabalhadoras esquentaram o início da plenária de abertura dançando ao som  do Maracatu e espantaram o cansaço da longa viagem de seus estados de origem, feita pela maioria de ônibus.
 
Logo em seguida, o plenário se recompôs para a mesa de saudação composta pela integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Joaninha Oliveira; pela dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Rosângela Calzavara; pela integrante do Movimento Luta Popular, Helena Silvestre; pela representante da Frente pela Legalização do Aborto, Laura Symbalista; pela integrante do MTST Ana Paula Perles; por uma representante da Marcha das Vadias de BH;  pela representante do PSTU Vanessa Portugal; e pela representante do Psol Jane Almeida – PSOL.

As representações presentes à mesa fizeram coro em suas falas  sobre a emoção do que representava o encontro,  com a massiva participação das mulheres, os importantes debates e o acúmulo de experiências.

Palestra de Lola Arononovich- Ao final das saudações, o plenário deu espaço para a palestra que teve como convidada a escritora do Blog “Escreva Lola, escreva”.

A palestrante parabenizou o encontro e falou sobre o seu  blog  que aborda temas do cotidiano das mulheres.

Lola fez o que chamou “de provocações” ao plenário sobre os rótulos que a sociedade impõe às mulheres.

Ao final o plenário abriu para perguntas. As mulheres puderam tirar dúvidas acerca dos temas abordados por Lola e conhecer um pouco mais da escritora.

Debates no sábado e domingo enriquem encontro – No sábado e domingo os debates serão dedicados à conjuntura, nacional e internacional, palestras e grupos de trabalhos sobre vários temas que envolvem as mulheres.


cspconlutas.org.br

Um comentário:

  1. Porque não está divulgado que a Silvana Ramos, do Pão e Rosas, também esteve na mesa de abertura?

    ResponderExcluir

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!