segunda-feira, 5 de maio de 2014

MML Pará realiza lançamento da cartilha de combate à violência contra a mulher trabalhadora.



De Norte a Sul acontecerá o lançamento de um estudo aprofundado construído pelo ILAESE sobre violência contra a mulher trabalhadora. E no dia 29 de abril o Movimento Mulheres em Luta Pará entrou nesse circuito lançando a cartilha no curso de Serviço Social na UFPA. O evento já iniciou vitorioso, uma vez que a diretoria do centro acadêmico de Serviço Social aprovou em reunião que o lançamento faria parte de seu calendário de atividades.



As meninas e os meninos do CASS, acompanhados pela executiva estadual do MML, passaram em turma pra mobilizar, fizeram cartazes pra divulgar, ficaram responsáveis pela infraestrutura, e no final o evento foi um sucesso, contando com a presença de 53 pessoas, sendo que 40 eram próprias do curso de Serviço Social; mais 5 estudantes secundaristas que disseram ter visto a divulgação pelas redes sociais; e o restante de outros cursos da UFPA e também da Universidade Estadual do Pará. O curso de Serviço Social foi escolhido para este primeiro lançamento (a redundância é proposital) devido ser majoritariamente feminino, por casos de assédio sexual já ocorrido, e devido o CASS ser vanguarda, dentro da universidade, no combate às opressões.



Foi realizada a exposição de slides que explicavam de forma didática partes da cartilha, foi dado ênfase à realidade cruel que se encontra a região Norte, o Pará, nesse debate. O Estado ainda continua na sétima posição no rank de violência à mulher, e nos últimos três anos cresceu em 18% os casos de estupros de mulheres.
Os estudantes presentes fizeram muitas perguntas, considerações, expuseram algumas realidades de opressão vivenciadas, inclusive em âmbito familiar, e o debate fluiu de forma intensa. Foi ressaltado que o MML é um movimento para as mulheres trabalhadoras, que agregamos a luta contra o racismo e a homofobia por entender que as opressões dividem as nossa Classe, e que são sustentáculos do sistema desigual no qual vivemos. Portanto, apontamos a construção de uma outra sociedade onde não hajam oprimidos e opressores.


Ao final, foi tirado uma proposição de reunião do MML na universidade, inclusive para encaminhar campanhas de combate à violência contra a mulher dentro da Instituição.
A executiva estadual do MML Pará deliberou por realizar lançamentos em outras categorias, como no setor da educação, da construção civil, do funcionalismo, e do movimento popular, já há uma data definida para o próximo, dia 17 de maio em uma área de ocupação, num bairro da periferia de Belém.

Por MML Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!