quarta-feira, 20 de agosto de 2014

TODO APOIO À GREVE NA USP!



O governo de São Paulo mais uma vez ataca os trabalhadores. Nessa quarta-feira dia 20 de agosto a polícia militar a mando do governador Geraldo Alckmin do PSDB e do Reitor da USP Marco Antonio Zago, reprimiu fortemente com um desproporcional contingente policial, utilizando bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha, um ato “trancaço” realizado no início da manhã  no campus Butantã em São Paulo. Vários trabalhadores e estudantes ficaram feridos.

Os trabalhadores dessa Universidade estão numa forte greve que já dura mais de 80 dias. A greve teve início em resposta à proposta de 0% de aumento apresentado pelo conselho dos reitores das três universidades estaduais paulistas (USP, UNESP e UNICAMP). Uma proposta de reajuste que se quer cobre as perdas salariais decorrentes da inflação do último período. A resposta dada por estudantes, funcionários e professores das três estaduais paulistas veio através de uma forte greve unificada, que atravessou o período de realização da Copa do Mundo bem como das férias escolares.

A resposta de 0% de reajuste apresentada pelos Reitores faz parte de todo um plano de desmonte da Universidade Pública, precarizando e abrindo espaço para a privatização.  Para avançar esses ataques a reitoria, que cortou os gastos da USP e congelou a contratação de funcionários e professores, agora quer implementar um Plano de Demissão Voluntária para 3 mil  funcionários técnico-administrativos, além de entregar o Hospital Universitário (HU) à Secretaria Estadual de Saúde e de autarquizar o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru (HRAC ou “Centrinho).

Trata-se se uma série de medidas que vão desmantelar por completo a Universidade. O seu impacto na precarização de políticas de assistência estudantil, direitos trabalhistas e serviços para a população vão atingir mais duramente os setores oprimidos como as mulheres, negros e Lgbt*s.

Durante todo esse tempo o Reitor e o Governador se negam a receber os grevistas para negociação e estão intransigentes. As respostas que dão para uma greve justa são a ausência de diálogo e a repressão.

Para nós do Movimento Mulheres em Luta é um absurdo que isso esteja acontecendo. Lutar não é crime!  Estamos com os trabalhadores em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade! Estamos com os trabalhadores em defesa do direito de lutar e contra a criminalização das greves, lutas e mobilizações!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!