sábado, 13 de maio de 2017

Princesa Izabel, não! Minha princesa é a guerreira Dandara e todas as mulheres pretas, que tombaram na luta contra o Racismo e pela Liberdade!

Por Wellingta Macedo, do MML e QRC Pará

Hoje, dia 13 de maio, é uma data que a historiografia branca e burguesa oficial gosta de dizer que é a data da Abolição da Escravatura, porque há 129 anos, a Princesa Izabel, filha de Dom Pedro II, assinava a chamada Lei Áurea. Esta lei marcava oficialmente, a extinção da escravidão negra no Brasil levando a libertação de mais de 750 mil escravos, a maioria de origem africana que foi sequestrada de seus países e trazida para o Brasil, pelos portugueses.

Para o Movimento Negro, o 13 de maio não é uma data de comemoração. É sim uma data de denúncia. Primeiro porque a Princesa Izabel não é uma heroína e nem “libertou” ninguém da escravidão. O “fim” da escravidão, com a assinatura da Lei, foi fruto da luta de negros e negras, africanos e brasileiros, que contou com o apoio de outros setores das camadas médias da sociedade como os Abolicionistas, para a sua Abolição e alforria. Foi fruto das várias revoltas populares que ocorreram no Brasil de norte a sul, na época do Império, como a Cabanagem, no Pará, as Revoltas do Malês e a Sabinada, ambas na Bahia e comandadas por uma Mulher Negra chamada Luísa Mahín, mãe do abolicionista Luís da Gama. Foi fruto da construção de Quilombos por Negros e Negras que fugiam das fazendas e senzalas onde eram constantemente chicoteados e tratados como animais, sendo o Quilombo dos Palmares, comandado por Dandara e Zumbi, em Alagoas, o mais famoso.

Num país como o Brasil que vive o Mito da Democracia Racial e não assume o seu Racismo, onde a miscigenação, que ocorreu por conta do estupro de várias mulheres pretas na condição de escravas, ainda é vista como algo positivo, nós vivemos uma Falsa Abolição porque negras e negros, especialmente os da classe trabalhadora,  encontram-se na base da pirâmide social. Para exemplificar, um jovem negro tem 129% mais chance de ser assassinado do que um jovem branco e quando fazemos o recorte de gênero e classe, a situação só piora. No Brasil, mulheres negras ainda enfrentam duas vezes mais chances de sofrerem feminicídio do que uma mulher branca, 59,4% das mulheres negras são vítimas da violência doméstica e 68,8% são vítimas de agressão com 2x mais chance de serem assassinadas, ao comparar com uma mulher branca.

Se tudo isso já não fosse suficientemente grave, a condição de “escravo”, não desapareceu com a “Abolição” de Izabel. Os negros ocupam os postos mais precarizados de trabalho com as mulheres negras liderando as vagas de empregada doméstica no país, bem como as vagas de serviços terceirizados como telemarketing, por exemplo. É outra forma de escravidão travestida de trabalho assalariado com péssimas condições de trabalho, salários baixos e quase sem benefícios.

As reformas que Temer e o seu Congresso corrupto querem aprovar atingirão em cheio os setores mais oprimidos e explorados da sociedade. Negros e Negras, especialmente as mulheres negras que são a maioria das chefas de famílias e também a maioria das mães solteiras, sofrerão bastante para se aposentar, por exemplo, caso a Reforma da previdência passe. Mulher preta trabalha desde cedo. Nas suas costas ela carrega um peso de tarefas e responsabilidades, por isso mesmo são as maiores vítimas dos transtornos mentais, como o que abateu Estamira, a estrela daquele documentário de 2005, de Marcos Prado, sobre uma catadora de lixo negra e filósofa que morava num aterro sanitário. Estamira morreu aos 70 anos de diabetes, totalmente invisibilizada pelo Estado brasileiro.

É por esse e outros motivos que não comemoramos o 13 de maio, ao contrário. 

Denunciamos a Falsa Abolição e o Racismo brasileiro. Não reivindicamos a Princesa Izabel como nossa heroína e salvadora, porque ela não foi. Reivindicamos Dandara, Luísa Mahín, Acotirene, Aqualtune, Cláudia da Silva e tantas outras que tombaram por conta do Racismo e lutando pela verdadeira liberdade. Liberdade esta que só virá com uma Revolução Socialista e que no Brasil será Negra. Ou não será.

Aquilombar as lutas para unificar as mulheres da classe trabalhadora!Nossas vidas importam! Basta de machismo, racismo e lgbtfobia! Fora Temer, fora Todos que nos oprimem e Exploram!






2 comentários:

  1. O quilombo dos palmares é uma das grandes mentiras do Brasil. Zumbi não era libertador de escravos. Era sim, um grande escravocrata. Vivia como um rei em Palmares. Fosse na Africa ele seria um negociante de escravos.

    ResponderExcluir
  2. "Se mil tronos tivesse, mil tronos eu daria pela libertação dos escravos ." Com esta frase no Senado e Senadores contrariados pois se a princesa assim assinasse perderia o trono. A princesa Isabel ( A redentora) fez muito mais para o fim da escravidão que qualquer ídolos do movimento negro no Brasil. Mas os tolos só pelo fato dela ser branca, não aceita a história, a qual jamais será mudada. Parabéns a Carlinhos Brown que reconhece o valor de quem têm valor.
    Enquanto isto idiotas de esquerda que idolatram Zumbi dos Palmares um assassino de brancos e negros. Fica como exemplo de luta.
    Isto mostra o nível de estudo no Brasil

    ResponderExcluir

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!