terça-feira, 15 de outubro de 2019

15 de Outubro - Dia da professora e do professor!





Os ataques a educação pública é uma política de desmonte para que o filho da classe trabalhadora não tenha acesso à educação. É a resultante do sistema capitalista que na crise em que se encontra desde 2008 transfere recursos públicos para os patrões.
A falta de investimentos não são exclusivos do governo de Bolsonaro, vem desde os governos anteriores e por mais de 10 anos pelo governo do PT.
A educação é majoritariamente feminina cerca de 80%. A luta por salário no magistério teve como precursoras as mulheres pelo fato de seus salários serem menores que dos professores. A luta pela equiparação fez com que fosse previsto em lei a igualdade para ambos os gêneros.
Apesar da vitória da legislação, lacunas foram abertas para que continuasse a desigualdade. Professoras davam aulas para as meninas e professores aos meninos e a grade curricular das meninas eram menores. Foi a justificativa para essa diferença.
Atualmente, o salário do magistério continua sem valorização e com grandes ataques aos profissionais. E sendo na sua maioria mulheres, partem do princípio que apenas complementam o orçamento da família. Entretanto, a realidade é bem diferente!
Com a crise são essas trabalhadoras da educação que são chefes de família como também ajudam muitos parentes que se encontram desempregados!
A realidade é dura! Enfrentam escola sem partido, cortes salariais, desvalorização, salas superlotadas, falta de profissionais/material pedagógico, assédio e a violência. Muitas enfrentam confrontos armados durante suas aulas, sem falar que nunca sabem como chegam e saem das escolas/creches nesses momentos.
Nas lutas por melhores condições de trabalho e pela educação pública de qualidade são esses trabalhadores que enfrentam a truculência do Estado.
Nunca se cansam de lutar por uma educação pública, laica e de qualidade!
As professoras dão uma aula que se pode sonhar desde que lute. Lutam como Dandara, Teresa de Benguela, Luisa Mahín, Alquatune, Adeline Charuteira entre outras para que a educação seja libertária e digna. Porém, apenas só será viável em um novo modelo de sociedade - a socialista!
*Pelo fim das operações policiais!*

*Professora (or) sabe que lutar é pedagógico!*
*Educar é ensinar a lutar!*
*Por valorização e investimentos!*
*Dia 15 de outubro*
*Dia das (os) Professoras (or)!*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!