sábado, 19 de novembro de 2016

AQUILOMBAR PARA REPARAR O MACHISMO, O RACISMO E A EXPLORAÇÃO!

Por Letícia Rafaela e JulianaTrevine, do MML Brasilândia/SP



Há uma dívida histórica com as mulheres negras. Desde a escravidão, quando foram submetidas ao trabalho forçado, estupradas e torturadas, passando pela abolição, quando foram libertas sem política de reparação, ficando sem terras, emprego, educação e dignidade, até hoje, quando são superexploradas no capitalismo e oprimidas com a combinação de machismo e racismo. Tiveram sua identidade como negra tomada pela ideologia do embranquecimento e ainda, negando a dívida para com as mulheres negras e tentando esconder que o Brasil é um país racista, criou-se uma mentira, o mito da democracia racial.

As mulheres negras são as aquelas que não só enfrentam uma dupla ou tripla jornada de trabalho, como o fazem ocupando os piores postos. São a maioria das terceirizadas e das empregadas domésticas. Aquelas mães que não conseguem acompanhar o crescimento do filho, porque estão cuidando do filho do patrão, como também, depois de crescidos, pensam todo dia se seu filho vai conseguir voltar para casa ou se vai ser assassinado pela polícia em alguma esquina.

São as mulheres mais suscetíveis à violência. O risco de uma mulher negra sofrer algum tipo de violência aumentou 54% nos últimos 10 anos (enquanto o da mulher branca diminuiu 10%). Têm duas vezes mais chances de serem assassinadas em relação às mulheres brancas. São 58,86% dos registros de violência doméstica, 65,9% da violência obstétrica, 53,6% da mortalidade materna e 56,8% dos casos de estupro (cultura esta que é resquício da escravidão e que serviu de apoio para sustentar o mito da democracia racial, já que a miscigenação no Brasil se deu pelo estupro de negras escravizadas pelos senhores da casa grande).

Seus corpos foram “coisificados” e hiperssexualizados. São vítimas de uma política de encarceramento injusta e desproporcional. Suas religiões, perseguidas. Correm o risco de serem assassinadas enquanto LGBT’s assumidas, no país que mais mata LGBT’s no mundo. Muitas, especialmente as trans, se prostituem para sobreviver e são vitimas de turismo sexual. São sujeitas ao estupro corretivo, quando lésbicas, e ao aborto inseguro em clínicas clandestinas.

Como se não bastasse, sofrem com os descasos dos governos. Dilma não governou para os setores oprimidos, assim como Temer também não governa. Hoje, tentam aprovar a reforma da previdência, a trabalhista, do ensino médio e a PEC 55 (antiga 241), que desmonta os serviços públicos já sucateados, sendo que quem mais depende do sistema público de saúde e educação são as mulheres negras.

MULHERES NEGRAS SEGUEM FAZENDO HISTÓRIA

Na África, foram rainhas, sacerdotisas e guerreiras. No Brasil escravocrata, organizaram e encabeçaram a resistência: eram liderança de quilombos (como Aqualtune, Teresa de Quariterê, Dandara, Luisa Mahin, etc), organizadoras de fugas e de movimentos emancipatórios.

Hoje, ocupam as escolas, universidades e institutos em defesa da educação pública, e ocupam territórios na cidade e no campo. Fazem greve pelos seus direitos, estão à frente das lutas contra a cultura do estupro, a violência policial e a LGBTfobia.

Seguem sendo lideranças imprescindíveis, seguem sendo exemplo de resistência e solidariedade. Seguem fazendo história junto com seus irmãos de cor e de classe.  

AQUILOMBAR PARA REPARAR!FORA TEMER, FORA TODOS QUE NOS OPRIMEM E EXPLORAM!

Pelo povo negro nunca ter se submetido pacificamente à escravidão, dizemos que o povo negro, hoje, para resistir e combater o capitalismo, o machismo e o racismo, precisa também se organizar, se aquilombar, com as mulheres à frente.

Precisam se aquilombar para reparar a violência doméstica, sexual, econômica e psicológica às mulheres. Se aquilombar para exigir empregos e salários iguais ao dos homens brancos, investimento no combate ao machismo; creches públicas; cotas raciais e políticas de permanência nas universidades; a desmilitarização da PM; a legalização do aborto; a criminalização da LGBTfobia; a construção de delegacias da mulher com atendimento especializado e preparado, funcionando 24h por dia; para combater a terceirização; para exigir investimento na qualidade e expansão dos serviços públicos (transporte, saúde, educação); para exigir demarcação de terras quilombolas e indígenas.

Se aquilombar para combater o projeto de escola sem partido e discutir gênero, racismo e sexualidade amplamente. Impedir a PEC 55 (antiga 241) que desmonta os serviços públicos e as reformas na previdência e trabalhista. Para dizer que as mulheres não vão pagar por uma crise que não fizeram e que seus responsáveis, os ricos, que devem pagar por ela, em vez de aumentar os impostos, a inflação e a jornada de trabalho para sugar a classe trabalhadora.

Se aquilombar para tirar o governo Temer e qualquer outro que ataque as mulheres da classe trabalhadora, para acabar com o machismo, racismo e o capitalismo, porque só assim as mulheres vão poder tomar em suas mãos os seus destinos: quando a opressão e a exploração não mais existirem.

Dia 20 de Novembro, dia da consciência negra, marcharemos pelas periferias do país dizendo que é necessário “aquilombar para reparar” por todos esses motivos, que é necessário organizar as negras e os negros da classe trabalhadora em quilombos e conselhos populares para construir uma greve geral no país e resistir a todos os ataques dos governos, rumo à emancipação, a liberdade plena, do povo explorado e oprimido.

É por entender a necessidade pela reparação do povo negro e de suas mulheres que o MML fará parte e convida todas as mulheres negras e não negras a construírem conosco as Marchas da Periferia e as atividades do Novembro Negro, junto às outras lutadoras, ocupantes e grevistas negras, indígenas e aquilombadas ao redor do país!

Aquilombar para reparar o machismo, o racismo e a exploração! Unidade dos trabalhadores para construir a greve geral!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!