terça-feira, 3 de novembro de 2020

NOTA DE REPÚDIO DO MOVIMENTO MULHERES EM LUTA AO DESFECHO DO CASO MARI FERRER!

 

NÃO EXISTE ESTUPRO CULPOSO!

A jovem Mariana Ferrer foi vítima de estupro em Dezembro de 2018, na boate onde trabalhava como promoter, em Santa Catarina. Segundo seu relato, ela foi dopada pelo empresário André de Camargo Aranha e levada para um camarim restrito da casa. Um vídeo mostra Mariana descendo uma escada tonta apresentando um evidente estado de embriaguez, em sua comanda constava apenas uma bebida, em quantidade insuficiente para causar o apagão que a jovem teve.

A vítima fez várias ligações para amigos que estavam no local, pedindo ajuda e para não deixá-la sozinha com André, mas infelizmente não pode contar com a solidariedade de ninguém. Chegou em casa aos prantos, com a roupa suja de esperma, sangue e sem a sobriedade totalmente recuperada.

Mariana Ferrer buscou forças onde não tinha para denunciar o caso, mas o delegado responsável sequer pediu as câmeras de segurança da boate, que meses depois, quando solicitadas, já estavam sem os registros daquela fatídica noite.  

O QUE EXISTE É JUSTIÇA BURGUESA E MACHISTA!      

Após meses de investigação, mesmo não havendo nenhuma dúvida quanto à materialidade e à autoria do crime, o Ministério público apresentou a absurda tese de estupro CULPOSO (que não existe na legislação penal) para aliviar a barra do estuprador e a tese foi aceita pelo juiz. 

Segundo a defesa do empresário, o abusador não tinha como saber se a vítima estava inconsciente, portanto, se estava de acordo ou não com a relação sexual. Essa é uma argumentação friamente construída para, mais uma vez, responsabilizar a vítima pela violência que sofreu. Visto que, o advogado anexou ao processo, fotos de Mariana maquiada e em posições sensuais, retiradas de seu perfil em redes sociais.

Estamos cansadas de ver a naturalização do estupro ser justificada pela roupa que usamos, pelo nosso comportamento ou pelo local onde estamos. Nada disso é salvaguarda para desrespeitar as mulheres e violentar seus corpos.

O advogado, o ministério público e o juiz responsável pela sentença que inocentou André Aranha não se acanharam em construir essa tese e nem de criar um crime que não existe na legislação brasileira, porque sabem que representam uma classe social, que no Brasil e no sistema capitalista quem tem dinheiro é colocado acima da lei.

Todas as instituições da burguesia servem apenas para manter os privilégios de classe e impedir os trabalhadores de se rebelarem, principalmente os setores oprimidos dentre esses. É por isso que não podemos nutrir nenhuma ilusão de que a nossa libertação se dará por dentro desse sistema e que basta denunciarmos o machismo ou mudarmos a cultura de costumes para superar a opressão cotidiana. Cada vez mais precisamos lutar com todas as forças para destruir o capitalismo, suas representações e os privilégios que ele garante a um pequeno grupo.

JUSTIÇA PARA MARIANA FERRER! PUNIÇÃO PARA O ESTUPRADOR!

Isso não quer dizer, em nenhum momento, que vamos cruzar os braços e deixar aberrações como essa acontecer. Não vamos nos calar porque essa violência não foi só com a Mariana, mas com todas nós.  Essa postura do judiciário abre precedentes para casos futuros, reforçando ainda mais a impunidade e colocando a vida e a integridade física das mulheres em um risco muito maior.

A cada 8 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. Dentro de casa, no caminho para o trabalho, dentro da igreja ou até mesmo no hospital. Isso é reflexo do discurso permissivo e de naturalização que sempre existiram e que se aprofundaram com o governo Bolsonaro e seus apoiadores, assim como é também reflexo da falta de investimento em políticas públicas que coíbam tamanha vulnerabilidade.

Temos que organizar a luta cotidiana em defesa da vida das mulheres e garantir a unidade de toda a classe trabalhadora para por fim a esse sistema de opressão e exploração! Nós do Movimento Mulheres em Luta repudiamos esse desfecho e nos colocamos na trincheira da luta até que essa sentença caia e tenhamos, de fato, a punição a quem merece!

#NãoExisteEstuproCulposo

#RevogaçãoImediataDaSetença

#PeloFimDaCulturaDoEstupro

#ChegaDeMachismo

#JustiçaParaMariFerrer

#PuniçãoaoEstuprador

#PeloFimdoCapitalismoeSuasInstituições



2 comentários:

  1. A nossa justiça manda soltar bandidos de alta periculosidade é pinto, agora na hora de julgar um caso de "estupro culposo" com certeza que deu uma canseira muito grande aos ilustres magistrados.

    ResponderExcluir
  2. Seus aliados do STF soltaram seus amigos bandidos, agora vcs estão reclamando. Vcs não sabem oq querem. Só querem farra e vida boa. E outra, a justiça só condena se houver provas, se não tem provas, não tem condenação, principalmente quando a suposta vítima joga fora as provas e manda para o exterior sem autorização da justiça. Sem falar que hackear transmissão de julgamento e botar na Internet é crime também. Portanto, hackear é crime. Esse Intercept inclusive ja está na lista da justiça.

    ResponderExcluir

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!