segunda-feira, 27 de abril de 2015

Sindicato metabase inconfidentes e MML conseguem primeira vitória na luta contra o assédio sexual


Após várias denúncias e pressão do Sindicato e MML, CSN-Namisa demite assediador.


Em 2014, a partir da denúncia de uma trabalhadora sobre um chefe da Namisa, que pressionava as trabalhadoras do Capacitar[1] a saírem com ele para terem garantia de aprovação nos testes, o MML e o Sindicato Metabase promoveram uma grande luta contra a prática de assédio na CSN/Namisa. Mantivemos as denúncias do assédio na CSN/Namisa e da atitude conivente da empresa, através de textos do MML nos boletins do sindicato e intervenções dos diretores do sindicato no programa de rádio e em assembléias nas empresas. Infelizmente, o RH da empresa fez pouco caso e acobertou o assediador.

Este ano no boletim especial do MML e Sindicato para o 8 de Março voltamos a lembrar a empresa que continuaremos na linha da frente da luta contra o assédio moral e sexual que as trabalhadoras sofrem na mina especialmente por parte dos chefes. Poucos dias depois mais uma trabalhadora da Namisa nos procurou com uma denúncia de assédio. A trabalhadora contou-nos que procurou várias vezes o apoio da empresa para resolver o problema. Ela foi até a assistência social, foi à medicina do trabalho e também buscou ajuda de sua gerência. Depois disso a Namisa demitiu a trabalhadora.

Em reunião com a empresa na Gerência Regional do Trabalho, no dia 12 de março, o sindicato denunciou os casos de assédio moral e sexual dentro da empresa, em especial, tratamos o caso dessa trabalhadora. A empresa alegou desconhecer o caso, afirmou combater os casos de assédio e se dispôs a atuar em conjunto com o Sindicato para combater esses casos. Na semana seguinte o chefe que tinha assediado essa trabalhadora foi demitido.

Acreditamos que esta demissão e a disposição recém mostrada pela CSN/Namisa (que por sinal tem como chefe nacional do RH uma mulher) em combater o machismo na mina nada tem a ver com boa-vontade mas sim com a luta conjunta do Sindicato e MML na defesa das trabalhadoras e trabalhadores que sofrem todo tipo de opressões dentro da empresa.

O MML exige da CSN/Namisa:

_ a eleição pela base de uma comissão de trabalhadoras com estabilidade para averiguar denúncias de casos de assédio

_ formação obrigatória dos membros da CIPA e ASS, feita pelo sindicato, sobre assédio moral e sexual

_ participação do sindicato nas reuniões da SIPATIMIM para exposição sobre assédio moral e sexual




[1] Sistema de estágio e treinamento da CSN/Namisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!