quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Seminário de Mulheres do ANDES discute Violência contra a Mulher e Saúde reprodutiva feminina





“Mulheres e diversidade: geracional e étnico-racial” é o tema da mesa de debates que abriu a programação desta sexta-feira (1/7) do I Seminário Nacional de Mulheres do ANDES-SN. Participam da discussão as professoras Alda Brito, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Luciana Nascimento, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Para coordenar o debate, o professor Otto Vinícius Figueiredo, da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (ADUFS) e do GT Etnia, Gênero e Classe (GTEGC).
As temáticas e os grupos de trabalho do segundo e último dia do seminário reforçam o compromisso de tratar dos assuntos da mulher e avançar nas discussões, já que o evento se coloca como espaço de proposição das políticas de atenção às mulheres. Debater a violência contra a mulher e a saúde reprodutiva feminina em um seminário realizado pelo setor sindical evidencia que o ANDES-SN está preocupado em inscrever os direitos da mulher dentro das lutas trabalhadoras.
“A apropriação das lutas femininas pelo sindicato significa reconhecer especificidades e valorizar o papel da mulher no trabalho. Significa também que o ANDES-SN está antenado com o debate social e com a trajetória de lutas sociais, mas com muito mais responsabilidade e necessidade de avançar nas conquistas”, afirma a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa.
Na abertura do evento, Marina Barbosa ressaltou a importância de construir o seminário em um momento de comemoração do Sindicato Nacional, que completou 30 anos. “Ter um primeiro encontro, quando a gente realiza 30 anos de existência de luta pela valorização da educação pública, pelo trabalho docente, pelo reconhecimento dos direitos dos trabalhadores, significa que esse seminário vem contribuir para que a trajetória possa se solidificar nos próximos 30, 40 e 50 anos”, disse.
Durante a tarde de hoje, 1º de julho, os Grupos de Trabalho (GT) se reúnem para discutir as temáticas do evento, que serão expostas na plenária de apresentação dos GTs, encerrando o  I Seminário Nacional de Mulheres do ANDES.

Por Cleisyane Quintino e Lorena Alves

Fonte: Sinduece Seção Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!