quarta-feira, 4 de abril de 2012

1 em cada 3 mulheres sofre algum tipo de violência na América Latina

No último dia 21 de março, uma pesquisa divulgada pela ONU Mulheres revelou que “uma em cada três mulheres sofre algum tipo de violência na América Latina e 16% delas já foram vítimas de constrangimento e abuso sexual alguma vez na vida”.

O número foi demonstrado pelo informe "O Progresso das Mulheres no Mundo", com dados de 2011. O informe ainda apontou que apesar de algumas leis que tem por objetivo o combate à violência terem sido aprovadas, as mulheres do continente seguem sofrendo covardemente com a violência machista.

“De acordo com pesquisas realizadas em nações latino-americanas, 85% das pessoas ouvidas afirmam que a agressão feita pelo marido ou companheiro não tem justificativa, em nenhum caso. No entanto, pensam o contrário 15% dos brasileiros e 20% dos entrevistados no México, Uruguai e Trinidad y Tobago, assim como 10% dos chilenos, diz o estudo”. (www.terra.com.br)

“O documento também destaca que embora a América Latina e o Caribe "possuam uma boa legislação contra a violência doméstica (...) são poucos os países que punem explicitamente esse comportamento, quando ocorre entre quatro paredes, dentro do casamento" - um fenômeno mais comum do que se pensa”. (www.terra.com.br)

Segundo a pesquisa e o informe realizado, as mulheres são 53% da classe trabalhadora latino americana, mas a desigualdade salarial ainda é muito grande, o que coloca vários países da América Latina em posições bem desfavoráveis no ranking da ONU sobre o índice de Igualdade de Gênero.

Fonte: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!