domingo, 22 de abril de 2012

Sobre a Creche do Encontro de Mulheres e do Congresso da CSP Conlutas


A garantia de creche para os filhos e filhas dos participantes dessas duas atividades é parte da batalha política para que a maior parte dos ativistas da base das categorias possa participar do Encontro e do Congresso.

Para as mulheres trabalhadoras, essa preocupação é decisiva. O machismo coloca sobre as mulheres toda a responsabilidade com o cuidado e educação dos filhos. Dessa forma, quando as atividades sindicais e políticas não garantem creche, a participação das mulheres é muito comprometida.

Desde a fundação da Conlutas e depois com a fundação da CSP Conlutas, a organização das mulheres no interior da Central tem batalhado para que a responsabilidade com os filhos e filhas não seja um impeditivo para a participação das trabalhadoras nas atividades da Central, nem para os trabalhadores, que também necessitem desse apoio.

Como resultado dessa batalha, hoje não realizamos nenhuma atividade nacional da CSP Conlutas sem que haja creche para que os filhos e filhas dos participantes possam ficar. Isso, com certeza, é uma grande vitória, mas acreditamos que é necessário avançar ainda mais.

Parte desses avanços corresponde à ideia de não tratarmos a organização da creche como um improviso. Para que as mães e pais possam participar das atividades de forma plena e tranquila, a creche deve ser mais do que alguém cuidando, mas um momento em que a criança se divirta, aprenda e não associe as atividades políticas e sindicais dos seus pais à ausência dos mesmos, ou a um momento chato que ela não vê a hora de terminar.

Por isso, para garantirmos uma creche de qualidade, particularmente para o Encontro de Mulheres e o Congresso, atividades que duram 5 dias, é necessário que haja organização em todos os âmbitos. Desde a Secretaria Executiva Nacional da CSP Conlutas e a Comissão Organizadora do Congresso, estamos nos empenhando para termos os melhores serviços neste terreno, dentro das possibilidades financeiras do Congresso.

No entanto, é necessário também a atenção e apoio das organizações das delegações nos estados. Nesse sentido, esse é mais um dos avanços que precisamos concretizar. O desprezo neste aspecto compromete a qualidade da creche e por consequência compromete a participação das companheiras e companheiros que vão utilizar esse direito.

Com essa preocupação, desenvolvemos aqui algumas orientações, para que possamos chegar ao Encontro de Mulheres e ao Congresso com a creche mais bem preparada para receber as crianças e para permitir que as mulheres e homens trabalhadores participem e contribuam da melhor forma possível nas duas atividades.

O cadastro da necessidade de creches aos delegados e delegadas (observadores também) deve ser feito pela entidade responsável pelo delegado/a. No momento de registro das assembleias, há 3 fichas a disposição: ata para eleição de delegados, lista de presença para eleição de delegados e ficha para creche. Essa ficha deve ser impressa e ser passada para os delegados e observadores da entidade, para que eles preencham com nome, idade e necessidades específicas das crianças. Essa ficha deve ser entregue no momento do credenciamento, no Congresso.

Mas para melhor organização, isso não basta, pois precisamos de um mapa prévio da quantidade de crianças. Dessa forma, no momento em que o delegado ou delegada (observadores também) for cadastrado, há uma coluna que pergunta sobre a necessidade de creche, que deve ser preenchida positivamente no caso de o delegado/a necessitar da creche. Ao responder a essa questão, vai abrir uma tela, em que também será necessário preencher com os dados da criança. Esse preenchimento vai nos dar um mapa prévio sobre quantidade de crianças, idade, condições específicas, etc, portanto, é crucial que seja preenchido, o mais rápido possível.

Para o Encontro de Mulheres, é necessário que as responsáveis das delegações enviem um e-mail para encontro.mulheres.cspconlutas@gmail.com, respondendo às mesmas questões contidas na ficha para creche que está no site do Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!