quarta-feira, 18 de abril de 2012

Informações sobre o 1º Encontro de Mulheres da CSP Conlutas


O Encontro de Mulheres da CSP Conlutas será um espaço para iniciar o debate sobre a importância da organização de base do ponto de vista das mulheres trabalhadoras. É um momento de socializar essas experiências, mas suas discussões não se encerram no Encontro, pois o 1º Congresso da CSP Conlutas também deve ser encarado como um espaço fundamental de organização da luta das mulheres trabalhadoras.

     O Congresso é um momento de debate programático e organizativo de uma alternativa de organização que deve cada vez mais ser apropriado pela luta das mulheres trabalhadoras, afinal as mulheres são hoje metade da classe trabalhadora brasileira. Se as lutas e objetivos da CSP Conlutas e dos sindicatos e movimentos filiados é ganhar a maior parte da classe trabalhadora para a luta pelo socialismo, é necessário ganhar as mulheres trabalhadoras.

O Encontro terá um tempo pequeno, pois a abertura do Congresso da CSP Conlutas será no próprio dia 27 de abril, a partir das 17h. Dessa forma, o debate será limitado pelo tempo, mas achamos importante valorizar a sua realização, pois a auto-organização das mulheres também é um instrumento valoroso para o fortalecimento da luta contra o machismo e a exploração.

Além disso, as iniciativas de organização das mulheres trabalhadoras não deve se restringir ao Encontro Nacional, é necessário que os sindicatos e movimentos realizem iniciativas na base, como já realizou o Sindicato da Confecção Feminina de Fortaleza, Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu, Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, etc.

Ao final, queremos aprovar uma carta, que será previamente veiculada pelos instrumentos de comunicação da CSP Conlutas, e será entregue a todas as participantes do Encontro logo no seu início. A ideia é que seu conteúdo reflita a localização conjuntural da luta das mulheres trabalhadoras e que aponte medidas para fortalecer a organização de base das entidades e movimentos que fazem parte da CSP Conlutas, visando aproximar mais mulheres trabalhadoras e concretizando o objetivo estratégico de fazer da CSP Conlutas um instrumento cada vez mais forte da luta das mulheres.

Local do Encontro:
Centro de Convivência da Estância Árvore da Vida, na cidade de Sumaré/SP.

Sobre credenciamento do Encontro:
É necessário que as delegações enviem a lista de participantes do Encontro para o e-mail do Encontro: encontro.mulheres.cspconlutas@gmail.com

Ao chegar ao local é necessário dirigir-se ao Credenciamento, que funcionará a partir das 7h, em frente ao local do Encontro para efetuar o pagamento da taxa e adquirir o crachá do Encontro.

Sobre a taxa:
A taxa do Encontro será de 40 reais. Esse valor é referente ao Café da Manhã e Almoço. O local do Encontro é afastado da cidade, portanto não há alternativa de alimentação perto do local.

Sobre a programação e funcionamento do Encontro:
9h:
Pequena solenidade de abertura e saudação de uma ativista egípcia que virá ao Encontro de Mulheres, Congresso da CSP Conlutas e Encontro Internacional.
9h30:
Mesa: fala de conjuntura, abordando os principais acúmulos da CSP Conlutas sobre o tema e apresentando o conteúdo da Carta que busca-se aprovar no Encontro.
Falas de alguns sindicatos e movimentos que vão refletir experiências de organização de base no setor privado, público, movimento sindical e movimento popular. Logo após serão abertas falas para o plenário.

12h30:
Almoço

14h:
Leitura e aprovação da Carta do Encontro de Mulheres

14h30 às 16h30:
Plenária do Movimento Mulheres em Luta
- Breve apresentação das Teses ao Congresso da CSP Conlutas
- Apresentação da proposta de nomes das delegadas do MML ao Congresso
- Apontamento da realização do Encontro Nacional do MML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!