quinta-feira, 5 de abril de 2012

Participe do 1º Congresso da CSP Conlutas!

O futuro é tão grande... vamos de mãos dadas 
(Carlos Drummond de Andrade)

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, vai ocorrer o 1º Congresso da CSP Conlutas, em Sumaré/SP. A CSP Conlutas é uma Central Sindical e Popular que também organiza os movimentos de luta contra a opressão e o movimento estudantil, entidade à qual o Movimento Mulheres em Luta é filiado.

Esse Congresso tem por objetivo unificar as lutas que estão ocorrendo pelo país. Em que pese o governo Dilma siga com alta popularidade e índices de aprovação, uma parcela importante da classe trabalhadora brasileira está lutando, desde o ano passado, por seus direitos, através de greves, paralisações e manifestações de rua. O maior destaque dessas lutas foram as greves operárias em Jirau, Coperj e Suape, assim como as lutas dos trabalhadores da construção dos estádios da Copa do Mundo e em Belo Monte.

A categoria de professores escreveu, em 2011, um novo capítulo da luta em defesa da Educação Pública no país, com greves que ocorreram de norte a sul, colocando em debate a situação do professor da escola pública brasileira, que sofre com baixos salários, perda de direitos, doenças ocupacionais, etc.

O funcionalismo público, que realizou greves fortes e importantes em 2011, como a greve dos servidores técnico-administrativos das universidades brasileiras, inicia 2012 articulando mais uma forte greve, que se enfrenta com a truculência do governo nas negociações de reajuste e na luta contra os projetos de lei que congelam o salário dos servidores.

Carteiros, metalúrgicos, bancários, petroleiros também estarão presentes no Congresso, expressando suas lutas e a importância da unidade da classe trabalhadora em defesa dos seus interesses e na construção de um novo tipo de sociedade.

A batalha da CSP Conlutas na união com o conjunto de movimentos visa aglutinar todas as esferas da luta da classe trabalhadora: a luta por melhores salários, direitos sociais, moradia, terra, saúde, educação, contra o machismo, o racismo, a homofobia. É por isso que a CSP Conlutas se esforça para dar unidade política e organizativa ao movimento sindical, popular, estudantil e de luta contra as opressões.

Com essa perspectiva, o tema do Congresso é a organização de base, um conjunto de debates, orientações e resoluções que busquem aprofundar, principalmente a partir dos sindicatos dirigidos pela CSP Conlutas, a relação com a base das categorias, para envolvê-la melhor e mais democraticamente nas ações e decisões das entidades. Com isso, buscamos muito mais do que o envolvimento em uma campanha salarial, mas principalmente a compreensão da capacidade que a classe trabalhadora tem para governar e orientar a melhor forma de organizar a sociedade.

É muito importante que os sindicatos, oposições, minorias e movimentos elejam mulheres para compor as delegações, em todas as categorias, para expressar a força da mulher trabalhadora e da sua luta. 46% da classe trabalhadora brasileira é composta por mulheres, portanto, é fundamental fortalecermos a CSP Conlutas como uma alternativa de organização e luta das mulheres trabalhadoras.

O Movimento Mulheres em Luta estará presente no Congresso, por isso, escrevemos uma tese que discorre sobre a conjuntura internacional, nacional, as lutas das mulheres trabalhadoras e a necessidade e importância de a CSP Conlutas lutar contra o machismo dentro e fora da Central. (http://www.congressocspconlutas.org/teses/Tese%20MML.pdf)

No dia 27 de abril, o MML e o Setorial de Mulheres da CSP Conluta vai realizar o 1º Encontro de Mulheres da Central, buscando discutir a luta classista das mulheres e a necessidade e importância da organização de base do ponto de vista das mulheres trabalhadoras.

No dia 1º de maio, a CSP Conlutas vai realizar um grande ato, a partir das 10h, em São Paulo, em comemoração ao dia Internacional do trabalhador, como parte da disputa por conferir ao 1º de maio um dia de luta e de enfrentamento com os governos e patrões e não apenas um dia de festa.

Como parte da batalha por internacionalizar cada vez mais a nossa luta, nos dias 02, 03 e 04 de maio, a CSP Conlutas vai impulsionar uma reunião internacional, que contará com a presença de representantes de entidades e organizações políticas de vários países, com destaque para representantes do norte da África, aonde a luta da classe trabalhadora está tomando proporções fundamentais para a luta contra o imperialismo e o capitalismo em todo o mundo.

Confira o Calendário e Participe!

12 de abril: Prazo para eleição dos delegados e delegadas ao Congresso da CSP Conlutas.
15 a 20 de abril: Eleição dos delegados e delegadas do movimento estudantil e movimentos de luta contra as opressões.
20 de abril: Prazo para pagamento da taxa do Congresso
27 de abril: 1º Encontro de Mulheres da CSP Conlutas
28 a 30 de abril: 1º Congresso da CSP Conlutas
1º de maio: Ato do dia Internacional dos trabalhadores
02, 03 e 04 de maio: Reunião Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!