segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Confira as resoluções da Executiva Nacional do MML

Resoluções da Executiva Nacional do Movimento Mulheres em Luta
(Reunião ocorrida em 18 de agosto de 2012)

Pauta:
1)   Debate Político – Eleições Municipais
2)   Boletim Eletrônico – aprovação da proposta
3)   Atividades
4)   Pauta do Blog

Encaminhamentos:

1)   Debate Político Eleições Municipais
Com base nas resoluções do 1º Congresso da CSP Conlutas (Abril/2012) e da Coordenação Nacional da CSP Conlutas de Julho de 2012, a Executiva definiu por: intervir nos debates do processo eleitoral através da reivindicação de um programa de luta para a classe trabalhadora, destacando os elementos que mais condizem com a pauta de luta da mulher trabalhadora brasileira, como a luta por creches, a luta contra a violência, pela legalização do aborto, igualdade salarial, etc.
Por se tratar de uma eleição municipal e a responsabilidade com a Educação Infantil ser uma atribuição dos municípios, definiu-se também por dar destaque à luta por creches e por orientar que a organização do MML nos estados pode e deve ter iniciativas políticas nesse sentido: apresentar aos candidatos o programa de construção de mais creches, para criarmos fatos políticos e darmos visibilidade à luta por creches públicas gratuitas e de qualidade.
Também foi definido que o MML se posicionará diante das polarizações que o debate sobre algumas bandeiras de luta das mulheres trabalhadoras – como a luta pela legalização do aborto – pode desenvolver em algumas eleições, como já está acontecendo em Campinas, em que o arcebispo da cidade indicou que não se votasse em candidatos ou candidatas defensores dessa bandeira.
A declaração política oficial do MML acerca das eleições também estará expressa no 1º Boletim Eletrônico do Movimento, que será divulgado até o dia 23 de agosto, no qual também estará expresso um texto de discorre sobre a participação das mulheres nas eleições, demarcando que não basta ser mulher, mas que também é necessário defender a classe trabalhadora.

2)   Boletim Eletrônico
A pauta do Boletim sofreu uma alteração em relação à discussão feita na Executiva anterior. Além dos pontos já definidos sobre as eleições municipais e a luta por creches, assim como informes do 1º Encontro de Mulheres da CSP Conlutas, o Boletim também terá um texto sobre os 6 anos da Lei Maria da Penha, um sobre a greve dos servidores municipais, relacionando com as lutas das mulheres e também alguns informes sobre a organização do MML nos estados. O Boletim será divulgado até o dia 23 de agosto.

3)   Atividades
25 de Agosto – Dia da Educação Infantil
Fazer desse dia um dia de luta por creches públicas gratuitas e de qualidade. Vão acontecer atos no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte que vão pautar esse tema.
29 de Agosto – Dia da Visibilidade Lésbica
Publicar uma nota pautando a denúncia do machismo e da homofobia, exigindo a aprovação do PLC 122 e a implementação e ampliação da Lei Maria da Penha.
1º de setembro - Convite Encontro de Mulheres da CCT Paraguai
Garantir a participação de uma representante do MML e incentivar que as entidades que possam participar do Encontro garantam sua participação.
Encontro MML PR
Garantir a participação de uma companheira da Executiva
28 de setembro – Dia latino americano e caribenho de luta pela legalização do aborto
Além de publicar uma nota do MML, buscar articular atividades com outros setores do Movimento de Mulheres.

4)   Pauta do Blog
Foi elaborada uma pauta para o Blog, que garanta as respostas políticas cotidianas do movimento e que reflitam as principais iniciativas do MML no Brasil.

Próxima Reunião da Executiva: 21 de outubro - BH, na Coordenação Nacional da CSP Conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!