sexta-feira, 7 de novembro de 2014

MML apoia a greve dos trabalhadores da Embraer



Os trabalhadores da Embraer, uma das maiores indústrias de aviação do mundo, atualmente estão em greve por aumento salarial. A greve conta com 100% de adesão da categoria. Uma forte greve desde a privatização da empresa, em 1994. A Embraer possui cerca de 13 mil trabalhadores em São José dos Campos - São Paulo e 100% da produção está parada desde o dia 5 de novembro.
 
Os operários reivindicam 10% de reajuste, enquanto a empresa só oferece 7,4%, índice muito abaixo do que os trabalhadores de outras fábricas da região já conquistaram. Nesta campanha salarial, já foram fechados mais de 80 acordos nas fábricas de São José dos Campos e região, entre 9% e 11%. Não falta dinheiro pois os lucros da Embraer são cada dia mais altos. Segundo balanço divulgado pela própria empresa, a sua carteira de pedidos firmes atingiu recorde histórico no terceiro trimestre de 2014, num total de US$ 22,1 bilhões.

Além de contratos bilionários com clientes em diversos países, a Embraer também recebe dinheiro público vindo de incentivos fiscais e financiamentos bilionários concedidos pelo governo brasileiro. Não é tolerável, portanto, que a Embraer continue com sua política de impor reajustes reduzidos aos salários e se recuse a atender às reivindicações dos trabalhadores. Da mesma forma, o governo brasileiro precisa se manifestar e tomar medidas em defesa dos operários da fabricante de aviões. 

A Embraer e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) se negam a atender a pauta de reivindicação. O Sindicato está convocando todos os trabalhadores da Embraer para uma assembleia unificada, na próxima segunda-feira, dia 10, às 9h, em frente à portaria da fábrica, na avenida Faria Lima para decidir os próximos passos da mobilização.

É muito importante para que a greve continue forte o apoio e a solidariedade dos trabalhadores e da juventude. De vários estados e categorias estão sendo enviadas cartas e moções de apoio. Nas redes sociais também há a iniciativa de apoio à greve. Todas essas demonstrações fortalecem essa luta. Nós do Movimento Mulheres nos somamos a esse apoio.

#TamoJunto trabalhadores da Embraer! 

Todo apoio à greve!


 O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à CSP-Conlutas, pede o envio de moções de apoio à greve dos trabalhadores e contra a postura intransigente da Embraer.

Para mais informações acompanhe o site do Sindmetal de SJC e o site da CSP-Conlutas:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!