domingo, 18 de março de 2012

1° Encontro de Mulheres da Confecção Feminina de Fortaleza filia o Sindicato ao Movimento Mulheres em Luta

Santana Costa e Camila Lisboa, de Fortaleza.

No dia 17 de março, o Sindicato da Confecção Feminina de Fortaleza realizou seu primeiro Encontro de Mulheres. O Encontro contou com a participação de 40 trabalhadores da base do sindicato, sendo a ampla maioria de mulheres, refletindo a realidade de uma categoria majoritariamente feminina.

O Encontro contou com a saudação de diversas entidades, como a CSP Conlutas, o Sindicato dos Rodoviários, o Sindicato da Construção Civil, além da oposição bancária do estado do Ceará. Na primeira mesa, uma representante da Executiva Nacional do Movimento Mulheres em Luta falou sobre a necessidade de as mulheres trabalhadoras se organizarem e avaliou as políticas do governo Dilma para as mulheres. Logo após o MML, foi a vez da assessoria política do sindicato apresentar propostas sobre a campanha salarial da categoria, que começa neste semestre.

Após a mesa, as trabalhadoras e trabalhadores reuniram-se em três grupos temáticos. O primeiro grupo discutiu a necessidade e importância de o Sindicato montar uma Secretaria de mulheres, assim como de se filiar, construir e impulsionar o Movimento Mulheres em Luta no Ceará. O grupos também tratou da importância de o Sindicato garantir todas as condições para que as trabalhadoras possam participar das atividades, como a garantia de creches para os filhos de mulheres e homens que precisem levar as crianças para as atividades.

Trabalhadoras se reúnem em grupos para discutir sua organização
O segundo grupo debateu a importância da organização e do fortalecimento das CIPAS, assim como os debates acerca da saúde do trabalhador, que é bastante afetada pelas condições de trabalho impostas pelos patrões e a proposta organizativa foi a criação de uma Secretaria de Saúde do Trabalhador no Sindicato. O terceiro grupo debateu a organização da luta por creches, combinada à campanha salarial, com exigências para que os patrões garantam e ampliem o auxílio creche, assim como a batalha para que haja creches públicas, próximas às fábricas aonde as mulheres trabalham.

Após os grupos, encaminhou-se a pauta da campanha salarial, cujo principal ponto é o reajuste de 30%, considerando o índice de reajuste do salário mínimo, a inflação do período mais as perdas relativas aos momentos em que o reajuste foi abaixo da inflação. Para se ter um ideia em termos de valor do salário, as costureiras reivindicam que seu salário suba para 750 reais, no caso das costureiras e para 700 reais no caso das auxiliares.

Encaminhou-se também a filiação ao Movimento Mulheres em Luta, como forma de o Sindicato abrir relação com outas mulheres trabalhadoras, de outras categorias, que também sejam impulsionadas para a luta classista, a partir da luta contra o machismo. A criação da Secretaria de Mulheres e da Secretaria de Saúde do Trabalhador também foi definida pela plenária, para serem concretizadas na eleição da próxima diretoria do Sindicato, que vai ocorrerem Junho deste ano.

Na segunda mesa, uma representante da Executiva Estadual da CSP Conlutas apresentou a preparação e os debates do 1° Congresso da CSP Conlutas, a ser realizado no final do mês de abril deste ano. Ao final de sua fala, encaminhou-se a eleição das delegadas e delegados que o Sindicato tem direito de enviar ao 1° Congresso da CSP Conlutas.

Ao final dessa manhã de intensos debates, as trabalhadoras e trabalhadores que participaram do Encontro foram almoçar juntos e comemorar a importante vitória que o Sindicato teve com a realização do Encontro, pois demonstrou que a organização classista das mulheres trabalhadoras dá muita força para o conjunto das lutas da classe trabalhadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!