domingo, 20 de novembro de 2011

Confira os encaminhamentos da reunião da Executiva do MML!

Relatório da Reunião da Executiva do Movimento Mulheres em Luta da CSP Conlutas

A reunião ocorreu no dia 15 de Novembro de 2011, em São Paulo na sede da CSP Conlutas Nacional.

Presenças:
Eliana Ferreira (advogada do Sindicato dos Metroviários), Luci (Oposição Apeoesp), Kátia (MML SP), Samantha (MML RJ), Roberta (MML RJ), Camila (MML SP), Rosângela (Sindicato dos Metalúrgicos de SJC), Etur (MML MG), Lívia (MML MG)

Pauta:
1) Organização e reestruturação do MML
2) Campanha Nacional por Creches e Plebiscito dos 10% do PIB
3) 25 de Novembro – Dia de luta contra a violência à mulher

1) Organização e reestruturação do MML

Encaminhamentos:

A – Considerando a disposição de algumas companheiras em organizar o MML nacionalmente, junto com companheiras que foram eleitas para a Executiva do Movimento no Encontro de 2010, formamos uma Comissão que vai organizar o MML até Abril de 2012, quando realizaremos uma Plenária (proposta, programação, tarefas ainda por se definir).

B – Retomar a batalha pela confecção do CNPJ do MML. Eliana ficou responsável de retomar os documentos necessários para fazer o Cadastro. A meta é chegar em Abril com o CNPJ definido.

C – Fazer uma lista de e-mails para comunicação dos membros dessa nova comissão, composta por companheiras que foram eleitas no Encontro de 2010 e companheiras que não foram eleitas, mas estão com disposição de organizar o MML.

D – Formada uma equipe de Comunicação que tem a tarefa de alimentar o blog do MML e pensar o avanço da estrutura de comunicação do MML (site, etc). Equipe: Kátia, Livia, Camila.

E – Com a saída da cra Janaína das reuniões da Secretaria Executiva Nacional da CSP Conlutas, em função de ter assumido novas tarefas na subsede da Apeoesp de Santo Amaro, definimos que a companheira Camila vai passar a frequentar essas reuniões representando o MML até Abril de 2012, quando ocorrerá o Congresso da CSP Conlutas.

F – Finanças: definida algumas ações para levantar finanças para o MML:
Botons – responsável: Kátia
Cartão Postal com msg feministas para vender – responsável: Camila
Camisetas – responsáveis: Rô (SJC) e Samantha (RJ)
Bolsa – responsável: Samantha e Kátia

G – Definida a realização de uma Plenária de Mulheres em Abril. Todos os detalhes serão discutidos e definidos na próxima reunião da Comissão/Executiva do MML.

H – Mapear o trabalho de mulheres nos sindicatos, oposições e movimentos da CSP Conlutas para propor a realização de cursos de formação sobre o combate ao machismo.

I – Lançar um espaço no Blog do Movimento que apresente textos que subsidiem teoricamente o debate sobre machismo, com textos clássicos e artigos recentes sobre os mais diversos temas que se relacionem com a luta contra o machismo.

J – Orientar a organização do Movimento Mulheres em Luta nos Estados a partir das campanhas políticas prioritárias do MML, como a campanha por creches. Os Seminários estaduais da campanha podem ser a alavanca para a organização do MML.

L – Elaborar um projeto de cartilha de apresentação do MML. Roberta ficou responsável de apresentar o projeto na próxima reunião da Comissão/Executiva.

2) Campanha Nacional por creches e Plebiscito pelos 10% do PIB

Encaminhamentos:

A – Foi impressa uma nova versão da cartilha, com a letra maior, mais figuras e mais bonita. Definiu-se a divulgação de uma Circular para os Sindicatos da CSP Conlutas para fazerem novos pedidos para poderem realizar a campanha nas suas bases. Responsável: Camila

B – Neste momento, a prioridade da campanha é o plebiscito dos 10% do PIB para a Educação, uma vez que a discussão do financiamento permite o debate sobre o conjunto dos problemas da situação das creches no Brasil. Definiu-se a confecção de um novo panfleto do MML focando neste tema e chamando para votar no plebiscito. Responsáveis pelo panfleto: equipe de comunicação.

C – Para desenvolvimento da campanha nos estados e municípios, orientamos que se faça pedidos formais às Prefeituras e governos sobre a demanda de creches na cidade. Este dado é de conhecimento das administrações públicas e essas são obrigadas a divulgar. Como o MML ainda não tem CNPJ, a pessoa jurídica que pode entrar com este pedido formal e oficial seria algum sindicato da CSP Conlutas da região. A companheira Eliana irá ajudar na orientação jurídica sobre como proceder.

D – Reforçar a orientação de realização dos Seminários locais para fortalecer a campanha por creches.

3) 25 de Novembro – Dia de luta contra a violência à mulher

Encaminhamentos:

A – Foi definida a necessidade de organizarmos atividades nos estados, denunciando os recorrentes casos de violência contra a mulher e fazendo balanço dos 5 anos da Lei Maria da Penha, no sentido de exigir a sua aplicação, uma vez que após 5 anos, é possível dizer que não foram dadas nenhuma condição para que a lei fosse aplicada.

B – Confeccionar um jornal que tenha os seguintes temas:
Capa – dados sobre a violência contra a mulher no Brasil + origens do dia 25
Centrais – Balanço da lei Maria da Penha + a violência contra a mulher no mundo + assédio moral e sexual + a mulher negra e o dia 20 de novembro + a mulher lésbica + campanha da ANEL + orientações sobre como denunciar e incentivar que se faça.
Contracapa – Luta contra os assédios nos transportes públicos no Brasil e falar da campanha no metrô de São Paulo + “violência contra a mulher não é piada” + apresentação do MML.

C – As contribuições sobre os textos do jornal deverão ser enviadas até sexta feira (18/11)

D – O jornal ficará disponível em PDF no blog do MML e no site da CSP Conlutas para reproduzir nos estados.

E – Incentivar a realização de atividades em conjunto com o todo o Movimento feminista, Intersindical, Marcha Mundial de Mulheres, organizações feministas locais, garantindo a aparição do MML.

F – A atividade nacional prioritária do MML será a atividade no metrô de São Paulo, que está sendo organizada com outros setores do movimento feminista, para além do MML.

PRÓXIMA REUNIÃO DA EXECUTIVA (COMISSÃO) DO MML:
28 DE JANEIRO DE 2012, SÁBADO, ÀS 10h, EM SÃO PAULO, NA SEDE DA CSP CONLUTAS NACIONAL

Um comentário:

  1. Fico feliz que teremos uma nova cartilha e material para a divulgação do movimento mulheres em luta. Sobre a campanha dos 10% do PIB estou realizando nas escola de São Miguel e esta dando super certo, espero que ao final podemos ter fortalecido o debate de creche, pois no setor de educação é lamentável a situação das professoras que tem filhos e não tem como trabalhar.Tivemos um caso que uma professora categoria O foi demitida justamente pela falta de creche.

    ResponderExcluir

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!