terça-feira, 8 de novembro de 2011

MML participa do I Encontro de Mulheres da USP

Nos dias 21, 22 e 23 de outubro, ocorreu o 1º Encontro de Mulheres da USP, que contou com mais de 150 mulheres inscritas de diversos campi e cursos, debates, oficinas, grupos de discussão e muito acumulo para o movimento feminista.

Durante três dias na faculdade de educação, as mulheres da Universidade de São Paulo puderam discutir e aprofundar o debate sobre o machismo na sociedade, na universidade e até mesmo no movimento estudantil, e conseguiram tirar propostas, resoluções e bandeiras para o próximo período, além de fortalecer o movimento feminista na USP.

Como principais resoluções podemos citar duas campanhas permanentes: uma contra a violência à mulher e outra contra as festas machistas; fortalecimento da Frente Feminista da USP e dos coletivos de Mulheres, construção de atuação e campanha coletiva de combate ao machismo nas calouradas. 

O Encontro também tirou reinvidicações que serão levadas a reitoria como: creches e bolsas especiais para as mães de universitárias, uma politica de segurança nos campi com uma Guarda Universitária preventiva, com treinamento para atender casos de violência a mulher, mais iluminação, ampliação do percurso, do horário e de funcionamento dos circulares, contratação e treinamento de médicos e outros funcionários para o atendimento à saúde da mulher, pensando nas especificidades para lésbicas, incluindo a contratação de mais ginecologistas, obstetrizes e equipes capacitadas para lidar com situações de violência.

O Encontro também tirou um calendário de lutas que inclui: participação nos atos do dia de consciência negra (20 de novembro), participação e campanha no Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres (25 de novembro), calouradas e construção do 8 de março.

O Movimento Mulheres em Luta e a ANEL foram em peso ao Encontro, colocando uma discussão feminista e classista, seja nas mesas as quais o Movimento Mulheres em Luta fez parte, nos debates, GDs. O debate "A história da luta das mulheres e do feminismo" contou com a presença de Cecilia Toledo, escritora do livro "O genero nos une, a classe nos divide", que debateu a necessidade de aliar a discussão de genero com classe, e como as revoluções socialistas mudaram concretamente a vida das mulheres. 

Na mesa "Atualidade da luta das mulheres", Paula Pascarelli falou pelo Movimento, e fez duras críticas ao governo Dilma, e mostrou com dados, projetos do governo, como não adianta apenas ter uma mulher na presidência para mudar a vida das mulheres, é necessário entender a quem serve o governo. A noite, o Movimento realizou uma oficina com Sandra Fortes sobre sexualidade, que contou com mais de trinta mulheres, e debateu problemáticas e o que significa a sexualidade para as mulheres jovens, que tem seus corpos tão expostos, mas sua sexualidade é negada cotidianamente.

O Encontro foi uma vitória para o movimento feminista da USP e com certeza a nossa luta avançará na universidade!

Mulheres em luta contra a opressão! 
Viva o socialismo e a revolução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!