domingo, 6 de novembro de 2011

Sindipetro do Litoral Paulista organiza I Encontro de Mulheres Petroleiras

Acontece no dia 26 de novembro, na sede do Sindipetro-LP, em Santos, o I Encontro de Mulheres Petroleiras. Com o tema “Lugar de MULHER é… na LUTA!”, o objetivo do evento é discutir os problemas que envolvem as mulheres na indústria do petróleo e, em particular, aqueles relacionados às condições de trabalho, assédios no ambiente de trabalho e direitos em geral.

O encontro é direcionado às petroleiras aposentadas e ativas, às trabalhadoras terceirizadas das unidades da Petrobrás e, também, às esposas (companheiras) dos petroleiros. 
(...)

Um grande passo
No V Congresso da FNP, realizado em São José dos Campos, em agosto, foi levantada a necessidade de construir um Congresso Nacional de Mulheres Petroleiras. A finalidade: colocar na ordem do dia o debate sobre as questões de gênero.

Avançando neste objetivo, foi incluída em nossa pauta reivindicatória – pela primeira vez – uma cláusula (nº 127) que trata especificamente das condições das mulheres com questões que envolvem desde o dia a dia da petroleira, como a construção de sanitários femininos adequados às normas regulamentadoras e a extensão automática da licença-maternidade de seis meses, até questões mais gerais, como o combate às discriminações e ao assédio sexual.

Por isso, o I Encontro de Mulheres Petroleiras, organizado pelo Sindipetro-LP, é uma grande oportunidade de impulsionar a luta contra práticas discriminatórias às trabalhadores do Sistema Petrobrás.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

[8h às 9h] Inscrição e café da manhã
[9h15] Abertura dos trabalhos
[9h45] Palestras – A situação das mulheres no Brasil (aspectos econômicos e políticos)- As condições de trabalho da mulher petroleira- A luta contra a opressão da mulher
[12h30] Parada para almoço
[14h] Grupos de Discussões sobre temas específicos
[16h] Encerramento: apresentação de relatório das discussões nos Grupos

informações: www .sindipetrolp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!