domingo, 14 de dezembro de 2014

Basta de perseguição! Pela Readmissão de todos os grevistas! Todo o apoio à luta dos Garis.

Nota do MML - Rio de Janeiro




Uma onda de greves se formou pelo país desde 2013, e em fevereiro de 2014 foi a vez das (os) garis.  Protagonizaram uma das maiores lutas da história brasileira, indo as ruas como o apoio da população, mostrando a precarização da COMLURB e a insatisfação com as condições de trabalho, fazendo uma linda greve em pleno carnaval contra a realidade de arrocho salarial e de ataques aos seus direitos básicos. Com sua força e unidade a categoria venceu o prefeito Paes (PMDB) que com o apoio do sindicato pelego ligado a central sindical CGTB, tentou criminalizar e desmobilizar o movimento. A luta dos garis impulsionou paralisações/greves como da educação, rodoviários, COMPERJ e ainda hoje estimula diversas outras categorias nos mostrando a força da classe trabalhadora. Porém, PAES MÃOS DE TESOURA deu início a onda de demissões arbitrárias contra a categoria como punição a este movimento vitorioso.



                                      NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA COMLURB!

Sabemos que a política de Paes é retribuir com “mimos” aos empresários que investiram em sua campanha eleitoral e a retribuição é através de privatizações. Testes já foram feitos através da zona portuária /centro, e a bola da vez é a COMLURB. Uma das evidências foi a nomeação para presidência da empresa Carlos Vinícius de Sá Roriz um economista que veio da AMBEV e do grupo de Eike Batista. Não é a toa que vem uma pessoa do setor privado assumir a companhia. Uma política assim só poderia defender a iniciativa privada. A privatização para as(os) trabalhadoras (es) só traz demissões e piores condições de trabalho, e para a população consequências são as piores no serviço, a exemplo da Light ou da OI e transporte coletivo. Como vemos o governo municipal segue a cartilha da privatização do governo estadual/federal: - Alienar, escravizar e detonar a classe trabalhadora! Não aceitaremos a privatização da COMLURB! Vamos as ruas para denunciar!
BASTA DE VIOLÊNCIA NO LOCAL DE TRABALHO!
BASTA DE ASSÉDIO MORAL E SEXUAL!

As mulheres são 46% da classe trabalhadora do país. Sua entrada no mercado de trabalho foi uma conquista importante, mas não nos protegeu do machismo que toma conta dos ambientes de trabalho. E isto não é diferente com as mulheres garis na COMLURB que sofrem com a dupla opressão do machismo e do racismo. A situação se encontra caótica no dia a dia, elas são colocadas em postos mais precarizados nas ruas, são mais expostas a ataques sexuais, sofrem com a falta de banheiros, ameaça de corte de ponto quando seus filhos ficam doentes e precisam acompanhá-los, são obrigadas a ficarem na rua mesmo quando já cumpriram a sua função, são perseguidas/humilhadas/pressionadas por seus superiores. O MML sempre apoiou e esteve presente na luta das (os) garis, não tendo medo de denunciar as arbitrariedades do governo de Eduardo Paes, e entende que sem a presença das mulheres na luta a categoria só tem a perder. O assédio moral e o machismo são armas poderosas usadas pelos patrões para dividir e enfraquecer a categoria! 

- Inclusão das pautas das mulheres nas pautas gerais da categoria!
- Denúncia urgente dos casos de assédio moral por parte dos superiores!
- Chega de machismo, racismo, homofobia!
Fortalecer a luta das mulheres é fortalecer a luta de toda a classe!


Entre em contato conosco: http://mulheresemluta.blogspot.com.br/
Curta a nossa funpage: Movimento Mulheres em Luta - RJ
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!