segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

No Brasil e no Mundo o Machismo mata todos os dias.



A naturalização do machismo faz com que na maioria das vezes as pessoas não interfiram em situações de violência que presenciem. É uma conduta muito comum e reforçada por ditados como “em briga de marido e mulher, não se mete a colher”. Algumas pessoas vão na contramão disso e interferem sim quando presenciam uma situação de opressão, esse foi o caso da jovem alemã de origem turca, Tugce Albayrak, de 22 anos. 



No dia 15 de novembro ela estava numa lanchonete do Mc Donalds na cidade de Offenbach quando começou a ouvir gritos vindos do banheiro feminino. Um grupo de homens estava assediando duas adolescentes de 13 e 16 anos no banheiro e ninguém no local fez nada para intervir. Foi diante desse cenário que Tugce se levantou inconformada e foi ajudar as duas jovens, que conseguiram escapar e se livrar dos agressores. Depois disso os agressores esperaram do lado de fora, no estacionamento da lanchonete,  a saída de Tugce. Eles a agrediram com um bastão e um deles deu um soco fazendo com que ela caísse desmaiada no chão e batesse a cabeça na calçada. Depois dessa violenta sequência de agressões, ela entrou em coma. Um dos agressores está detido. 

Nessa sexta-feira, dia 28 de novembro, os médicos afirmaram que não havia nenhuma possibilidade de recuperação e atestaram a morte cerebral de Tugce. Os pais dela decidiram desligar os aparelhos que a mantinham viva. No dia em que foram desligados os aparelhos Tugce comemoraria seu aniversário de 23 anos. Mais uma mulher teve sua vida precocemente interrompida devido à violência machista.

O caso está tendo forte repercussão na Alemanha, principalmente depois das manifestações, homenagens e vigílias com milhares de pessoas. Nas redes sociais também está tendo uma forte repercussão. Isso tudo fez com que as autoridades alemãs tivessem que dar uma resposta e o debate sobre a violência contra as mulheres, que é uma verdadeira epidemia mundial, fosse retomado. 

O Machismo todos os dias massacra e mata milhares de mulheres em todo o mundo. O caso da jovem  Tugce Albayrak  é um exemplo disso. E tanto a nível nacional como internacional, não vemos respostas para isso.  Desde os casos de violência sexual na Índia até os do Brasil. Para combater a opressão que as mulheres sofrem, é necessário mudar o mundo. Mais do que nunca é fundamenta nos organizarmos mulheres trabalhadoras!  E nos organizarmos com a classe trabalhadora de conjunto para enfrentar essa e outras mazelas do capitalismo. Para que nenhuma mulher passe por essa violência sofrida por Tugce Albayrak.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!