No dia 23 de agosto houve uma ocupação na cidade de Osasco que teve seu início construído por famílias que vinha há meses discutindo e se organizando diante da grave precariedade de sua situação habitacional.
O município de Osasco possui um cadastro de 42 mil famílias para o Minha Casa, Minha Vida e, em quatro anos, entregou apenas 420 unidades (o que não chega a 1%). O ritmo com que a política de moradias é implementada espreme os trabalhadores mais pobres na escravidão dos aluguéis cada vez mais caros.
As mulheres são as mais pobres desse país e as que menos têm acesso à moradia, sofrem com o descaso dos governos e o pagamento dos aluguéis exorbitantes nas cidades brasileiras. Muitas são responsáveis pelos cuidados dos filhos e das casas sozinhas.
A Ocupação Esperança tem crescido, já são mais de 400 famílias em barracos, com cozinhas comunitárias, banheiros coletivos e agora iniciaram a construção de um espaço de lazer para as crianças e de uma horta comunitária. Há muitas mulheres nesta ocupação, buscando o direito básico de ter onde morar.
A prefeitura (responsável pela implementação da política habitacional nacional) ainda não se manifestou no sentido de abrir qualquer diálogo. O único órgão da administração municipal que esteve presente ostensivamente na área foi a GCM (que tentou despeja-los ilegalmente).
Entendemos que o problema habitacional não é problema de polícia, e sim de políticas públicas efetivas inclusive contra a especulação imobiliária de espaços que, abandonados por décadas, não cumprem função social alguma.
Nós, do Movimento Mulheres em Luta (MML), apoiamos ocupação e repudiamos qualquer ato de repressão a Ocupação Esperança, principalmente, às mulheres e às crianças. A moradia é um direito de todos e não aceitaremos que episódios de massacre da população pobre, como o do Pinheirinho em São José dos Campos em 2011, voltem a ocorrer.
Exigimos a construção imediata de moradias para todos que necessitam!
TODO APOIO A OCUPAÇÃO ESPERANÇA DE OSASCO!
PELO DIREITO À MORADIA PARA AS MULHERES E CRIANÇAS!
PELO FIM DO GENOCÍDIO DOS POVOS POBRES E NEGROS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário